quinta-feira, 10 de junho de 2010

VAI COMEÇAR !

Sexta-feira, onze de Junho de 2010, uma data importantíssima para os amantes do futebol. Mas também uma data muito importante para um continente, para um povo, para uma raça. A África do Sul palco de tantas barbáries, covardias e absurdos raciais, sociais e políticos, será palco da primeira Copa do Mundo de futebol em território africano, algo inédito e marcante para todo o continente e com certeza também para o mundo da bola. Na verdade um mundo que nem sempre foi muito justo, como continua não sendo, porém um mundo que aos poucos vém abrindo uma espaço um pouquinho maior para as diferenças, para os mais fracos economicamente, para os emergentes, como alguns países da América do Sul,em especial o Brasil, países do Leste Europeu e agora com a Copa na África.

Uma Copa que não corrige erros e por muitos criticos especializados, chega a ser um absurdo econômico para os padrões africanos, um gasto que melhor empregado poderia salvar vidas contra a absurda taxa de AIDS no país, ou contra a enorme desigualdade social evidente em hospitais, escolas, universidades, saneamento básico. Mas o fato é que uma Copa na África também voltou os olhos do mundo à um continente muito sofrido, muito maltratado por séculos, através de colonizações arrônias, absurdas, exploratótias exclusivamente, colonizadores capazes de não respeitar religiões, credos, culturas, diferenças regionais e que por tudo isso criou um continente pobre financeiramente, mal dividido, porém resistente diante de tanta riqueza natural e cultural, africanos mesmo muito longe de um padrão aceitável buscam sobreviver e lutar por dias melhores, como são os dias de hoje na África do Sul, uma África de Mandela, uma África ser divisão de cor, pelo menos territorial, já que economicamente ainda exista.

Uma Copa do Mundo de futebol na África seria algo inimaginável quinze, vinte anos atrás, mas agora, mesmo com muitas dificuldades e críticas é uma realidade e amanhã às 11h horário de Brasília, África do Sul e México marcarão uma nova página na história de um continente e também do maior esporte do mundo.

Será que neste inédita Copa africana o favoritismo irá valer mais do que o peso e a tradição de uma camisa como Brasil, Itália, Alemanha, Argentina ? Será que a tão favorita nas milionárias casas de apostas inglesas, a forte Espanha terá a "Fúria" para conquistar taça FIFA ao final desta Copa 2010 ? Será que a também forte seleção inglesa conquistará o bi campeonato após o seu único título em 1966 ? E os portugueses, holandeses, bravos colonizadores terão seu gostinho de gritar que são campeões mundiais pela primeira vez em solo africano? Ou será que diante de tantas novidades uma "zebra" irá rondar a relva africana ?

Fato é que um dos eventos com maior audiência mundial, evento do esporte mais popular e praticado em todo o mundo irá começar, concentrando olhos, sonhos, esperanças e glórias para algumas pátrias que com seus heróis, craques de chuteiras irão orgulhar-se de terem estado na África do Sul em 2010.

Um comentário: