terça-feira, 29 de junho de 2010

QUARTAS DE FINAL

ESTÁ DEFINIDA A ÚLTIMA QUARTA DE FINAL: PARAGUAI X ESPANHA

Hoje foi o dia decisivo para as últimas vagas das quartas de final da Copa 2010 e Paraguai e Espanha garantiram suas vagas.

Na primeira partida do dia, em um jogo extremamente monótono diante de tanto medo de perder e forte marcação, Paraguai e Japão ficaram no 0 x 0 inclusive na prorrogação, então a vaga nas quartas foi decidida nos penaltis e assim os paraguaios venceram e garantiram a classificação por 5 x 3 após o erro na cobrança do lateral direito Komano.

Com a classificação, a seleção do Paraguai garantiu uma vaga histórica nesta Copa de 2010, pois nunca havia chegado às quartas de final em uma Copa do Mundo. Muito emocionados, vários jogadores dedicaram a classificação inédita ao atacante Cabañas, baleado ano passado na Cidade do México.

Já na outra partida do dia, a Espanha venceu Portugal por 1 x 0 com um gol duvidoso do craque e artilheiro espanhol Villa. Em um jogo aonde a Espanha teve muito mais posse de bola e os portugueses pouco assustaram.

Sem muita pressa, como se jogassem em "banho Maria" os espanhóis foram cozinhando Portugal e acabaram em uma linda troca de passes marcando o gol da vitória no ótimo goleiro Eduardo que foi um dos melhores jogadores em campo após realizar fantásticas defesas.

Muito criticado pelos "tugas", o treinador Carlos Queiroz acabou recebendo a maior parte da culpa pelo mal resultado do time, que mais uma vez com o super individualista e apagadíssimo Cristiano Ronaldo tentava decidir em lances pouco objetivos, porém jogadores como Coentrão e o goleiro Eduardo, acabaram se destacando mais do que o astro pop português que sucumbiu diante do forte conjunto espanhol.

Sendo assim, Espanha e Paraguai se enfrentarão sábado dia 03/7 às 15:30 horário de Brasília, com absoluto favoritismo espanhol, os paraguaios terão que jogar muito mais do que jogaram hoje para concretizarem uma zebra sul americana nesta quarta de final.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

DEFINIDA MAIS UMA PARTIDA DAS QUARTAS DE FINAL : HOLANDA X BRASIL

Hoje as seleções de Brasil e Holanda se classificaram para as quartas de final mesmo sem apresentarem um fantástico futebol nas oitavas.

No primeiro jogo do dia, a Holanda mesma tida como favorita, venceu a Eslováquia por 2 x 1, porém sem apresentar um jogo técnico e bonito como o apresentado na fase de grupos.

Sem muitas chances, marcou com o craque Robben, aos 18 minutos do primeiro tempo em uma jogada vista muitas vezes este ano em atuações do craque no Bayern da Alemanha, cortando da ponta direita pra dentro e batendo cruzado no contra-pé do goleiro. Já o segundo gol laranja foi de Sneijder, aos 39 do segundo, definindo a vitória holandesa, que só teve seu gol ameaçado pouquíssimas vezes e a última delas aos 48 do segundo, quando Vittek marcou de penalti seu quarto gol na Copa 2010.

No entanto, mesmo com a classificação, ficou um gostinho de quero mais aos fãs do futebol habilidoso e criativo apresentado pela Holanda, uma vez que com essa vitória burocrática de hoje, já despertou em muitos uma certa dúvida sobre a capacidade real de título da seleção laranja.

Situação semelhante acontece no lado brasileiro, adversário da Holanda nas quartas de final da próxima sexta.

Sem apresentarem um futebol vistoso, capaz de conquistar o coração da torcida canarinho, o time de Dunga vém ganhando em lances isolados e falhas adversárias como hoje contra o Chile na vitória por 3 x 0. Por mais que o placar possa parecer algo fantástico, até o gol de Juan de cabeça após um escanteio, as coisas não caminhavam muito bem. Luís Fabiano, Kaká e Robinho foram mal especialmente no primeiro tempo, enquanto Ramires e Gilberto comandavam o meio campo. No entanto, a falha gritante do técnico Bielsa, comandante do selecionado chileno em escalar um time ofensivo, atacando o Brasil, foi o que podemos chamar de "tiro no pé", pois com um time mais fraco tecnicamente, você atacar o mais forte e ainda por cima muito mais tradicional e experiente é suicídio e assim foi para os chilenos.

Pelo que parece, o técnico da seleção do Chile não assistiu Brasil x Coréia do Norte, aonde os brasileiros tiveram enormes dificuldades em atravessar a retranca coreana, igualmente Brasil e Bolívia nas eliminatórias. No entando o espaço oferecido hoje foi o necessário para nos contra ataques como no segundo e terceiro gol a seleção brasileira decidir a partida.

Diante de tais jogos e campanhas, um palpite para as quartas de final fica quase impossível, o certo é que a Holanda tem mostrado jogadores como Robben, Sneijder e até mesmo o reserva Elia, capazes de fazerem a diferença, enquanto até agora o craque brasileiro Kaká ainda não fez nenhuma partida brilhante e além dele, só mesmo a defesa brasileira inspira maior confiança ao torcedor, isso sem contarmos o lado esquerdo com Michel Bastos que fora de posição se vira como pode e do resto diante da convocação de Dunga, esperar uma surpresa de outro jogador de meio campo fica mais improvável.

Entretanto como se trata de um clássico em mundias, o melhor é esperarmos a sexta-feira, que dê Brasil !

domingo, 27 de junho de 2010

ARGENTINA SEGUE PRA ENCARAR A ALEMANHA

Nesta tarde noite de domingo, a seleção da Argentina ao vencer o México por 3 x 1, no Soccer City diante de 84.337 pagantes.

A partida começou muito disputada com chances perdidas pelos mexicanos logo aos 6 minutos, porém os argentinos após os 15 minutos equilibraram a partida e aos 26 Higuaín abriu o placar.

Com a vantagem argentina, os mexicanos foram pra cima e em mais um erro de arbitragem, dessa vez do senhor Roberto Rosetti, árbitro italiano e do seu auxiliar Paolo Calcagno, que deixaram de marcar um absurdo impedimento do jogador Tevez ao finalizar para o segundo gol argentino à frente de todos os jogadores adversários, os hermanos marcaram 2 x 0 e jogaram um balde de água fria nos mexicanos.

Na volta ao segundo tempo, logo aos 7 minutos, Tevez marcou um golaço para os argentinos, praticamente carimbando o passaporte para as quartas de final, daí pra frente era só esperar o tempo passar.

Tocando a bola sem muito interesse no jogo, já pensando na Alemanha, a Argentina acabou sofrendo um gol, por sinal muito bonito marcado por Hernández aos 24 minutos do segundo tempo, gol que deu um certo ânimo aos mexicanos, porém sem muita eficácia, com os 3 x 1 no placar final, no próximo sábado os argentinos enfrentarão a Alemanha às 11h.

SHOW ALEMÃO E LAMBANÇA NA ARBITRAGEM

Hoje sim podemos dizer que houve um fantástico jogo nesta Copa do Mundo 2010, Alemanha 4 x 1 Inglaterra com gols de Klose, aos 20, Podolski, aos 32, e Upson, aos 37 minutos do primeiro tempo, o jogo se encaminhava para um 2 x 1 no intervalo, até que o grande lance que poderia ter sido decisivo no andamento da partida aconteceu, foi a terrível e gritante falha do árbitro uruguaio Jorge Larrionda e do seu auxiliar e compatriota, Pablo Fandino, que após um lindo chute de Lampard, vimos bola bater no travessão e quicar 33cm após a linha do gol, no entando, logo em seguida defendida pelo goleiro alemão. Porém árbitro e auxiliar não marcaram o gol, fato que prejudicou de forma abundante o time inglês.

Já na volta ao segundo tempo após pressão dos ingleses por quase vinte minutos, a Alemanha voltou ao controle marcando aos 22 minutos com Müller que também voltou a marcar e definir o placar aos 25.

Com os ingleses abatidos, os alemães ainda tiveram algumas chances e aos 47 minutos puderam comemorar a passagem às quartas de final, aonde enfrentarão o vencedor de Argentinca e México que jogarão logo mais .

O certo é que depois de um fantástico jogo reeditando a final da Copa de 1966, inclusive com um lance parecidíssimo, porém com um final diferente, nas quartas de final surge a possibilidade de um jogo entre Alemanha e Argentina, outro que caso ocorra, poderá novamente marcar a Copa de 2010 com mais um grande espetáculo.

sábado, 26 de junho de 2010

120 MINUTOS E A ÁFRICA CONTINUA NA COPA DO MUNDO 2010

Hoje surgiu a primeira prorrogação nesta Copa 2010, foi no jogo Gana x Estados Unidos válido pelas oitavas de final. Após o 1 x 1 nos 90 minutos com gols de Prince Boateng aos 5 minutos para Gana e Donovan, de penalti aos 17 minutos do segundo tempo para os EUA, a prorrogação foi inevitável diante de muita disputa e equilíbrio.

No primeiro tempo, o domínio africano foi evidente, já na volta ao segundo, o selecionado norte americano pressionou e lutou pela virada, com maior organização tática.

Entretando sem o desempate, o jogo foi definido aos 3 minutos da prorrogação com o gol africano de Gyan . Um gol que marcou a história de Gana, que pela primeira vez avança às quartas de final em uma Copa do Mundo.

Com o resultado, o continente africano mantém seu último representante em campo e com uma enorme torcida pelo sucesso sempre esperado e nunca antes alcançado em uma Copa do Mundo.

Com este resultado, Gana enfrentará o Uruguai nas quartas de final .

AVANTE CELESTE !

Em um jogo muito corrido e com várias chances à ambos os lados, Uruguai e Coréia do Sul viveram uma batalha em Porto Elizabeth, o 2 x 1 para os uruguaios fez justiça ao que foi apresentado em campo.

O atacante Suárez foi o artilheiro marcando os dois gols uruguaios e jogando muito bem, sendo eleito pela FIFA o craque do jogo.

A verdade é que o Uruguai que quase ficou fora da Copa 2010 se classificando na repescagem contra a Costa Rica, já está nas quartas de final, realizando sua melhor campanha desde 1970, quando chegou às semi-finais, sendo eliminado pelo Brasil.

É bom ver um Uruguai novamente forte e vivo numa Copa do Mundo, afinal, são dois títulos mundiais, além dos olímpicos, uma camisa como a uruguaia merece muito respeito, pois tradição e força marcam a bonita história celeste.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

"FURIA" CLASSIFICADA E CHILE ENFRENTARÁ O BRASIL

Em um jogo que tinha tudo para ser emocionante, a seleção da Espanha venceu o Chile por 2 x 1 com 2 gols de Villa, sendo o primeiro deles numa tremenda falha e precpitação do goleiro chileno Bravo. Até o primeiro gol espanhol o Chile ameaçava e mostrava que poderia brigar pelo primeiro lugar no Grupo H, porém com a bobeira do seu goleiro, falhas na defesa e o cartão vermelho para Estrada aos 37 minutos de jogo o time chileno recebeu um balde de água fria, daí pra frente não acertou mais nada além do chute de Millar para descontar o placar aos 2 do segundo tempo.

Enquanto pelo lado da toda favorita Espanha, um jogo burocrático, com pouca vontade e gana para ampliar o placar marcaram o segundo tempo assim como toda a campanha espanhola nesta primeira fase da Copa 2010.

Nas oitavas a Espanha enfrentará Portugal, enquanto os chilenos jogarão contra o Brasil na próxima segunda-feira às 15:30.

BRASIL 0 X 0 PORTUGAL zzzzzzzzzzz.....

Caros amigos do Blog, agradeço a visita de todos, porém após o jogo de hoje entre Brasil e Portugal, gostaria de me reservar a somente dois comentários, Felipe Melo, já deu ! Criatividade, quem souber por favor envie urgente por sedex ao Sr. Dunga, pois no meio campo convocado e escalado por ele existe tudo, menos isso.

A LARANJA MECÂNICA ESTÁ FUNCIONANDO EM PLENO VAPOR !

A seleção da Holanda garantiu hoje a sua classificação com 100% de aproveitamento após a última rodada do Grupo E, com vitória de 2 x 1 sobre Camarões.

Os holandeses abriram o placar com Van Persie, aos 35 minutos do primeiro tempo, porém na segunda etapa, jogando pela dignidade africana, Camarões atacaram mais e igualaram a partida com o artilheiro Eto'o aos 18 minutos da segunda etapa. Porém a laranja já classifica, deixou o tom amistoso de lado e garantiu os 100% de aproveitamento com o gol de Huntelaar à sete minutos do fim.

Na fase de oitava de final a Holanda enfrentará a Eslováquia, enquanto o Paraguai enfrentará o Japão, que no outro jogo do Grupo E venceu e bem a Dinamarca por 3 x 1 .

Sem muito crédito antes do mundial, com péssimo aproveitamento nos amistosos preparatórios, os japoneses podem ser considerados uma das grandes surpresas desta Copa 2010, pois à cada jogo apresentam um futebol mais convincente, com forte marcação, aplicação tática e contra-ataques rápidos.

Hoje contra a Dinamarca, com dois gols de falta de Honda, aos 17 e Endo aos 29 do primeiro tempo, os japoneses praticamente deram um banho de água fria nos dinamarqueses, que jogavam pela vitória pra se classificarem e tiveram muita dificuldade nas finalizações, só marcando com Tomasson, aos 35 do segundo tempo, porém Okazaki, aos 42 mostrou a disposição e superioridade oriental na partida definindo o placar em 3 x 1.

A certeza é que Paraguai e Japão não será um jogo fácil para nenhuma das seleções que diante de muita aplicação tática do lado japones e muita raça e a habilidade sul americana do lado paraguaio. Sendo assim, nas oitavas de final, jogos como Japão x Paraguai, Inglaterra x Alemanha, Holanda x Eslováquia, prometem jogos com muita disciplina tática, característica marcante nesta Copa 2010 e quem sabe enormes surpresas, como as muitas vistas até hoje na África do Sul.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ARRIVEDERCI AZZURRA

Mais uma força do futebol mundial deu adeus nesta quinta-feira, agora a vez foi da atual campeã mundia, Itália. Em um jogo muito disputado contra a Eslováquia, os italianos foram eliminados pelo placar de 3 x 2.

Na verdade não foi somente o jogo de hoje que eliminou a seleção de Marcello Lippi, mas sim o conjunto da obra, como por exemplo a má convocação do treinador italiano, a falta de renovação em um elenco veterano, o empate com a Nova Zelândia, o sufoco e também empate contra os paraguaios, além de péssimas apresentações, sem criatividade em campo, com um ataque fraquíssimo, sendo assim nada poderia resultar em algo diferente, a eliminação logo na primeira fase.

Em um futebol com tantos estrangeiros como no Calcio italiano, talvez a limitação de jogadores não italiano para que haja o começo de uma renovação possa ser uma das soluções à vergonha de 2010 !

Enquanto do lado eslovaco, em uma partida única, a seleção do Leste conseguiu garantir sua classificação, algo inédito para o país como Eslováquia, após a divisão política com a República Tcheca. Os gols de Vittek (2) e Kopunek, foram o históricos para garantir os 3 x 2 da classificação.

Enquanto isso na outra partida do Grupo F, o Paraguai só empatou com a Nova Zelândia e assim garantiu o primeiro lugar do Grupo tentando escapar da forte Holanda. Já a Eslováquia irá esperar por Dinamarca, ou Japão.

Em um Grupo aonde a Itália escreveu uma história muito negativa, Paraguai, Eslováquia e até mesmo a eliminada Nova Zelândia com seus inéditos 3 pontos, já escreveram uma história de alegria e sucesso nesta Copa 2010.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

SALVOS AOS 45

A seleção dos Estados Unidos garantiu a sua vaga para às oitavas de final aos 45 minutos do segundo tempo com gol do meia Donovan em jogo contra a seleção da Argélia.

No começo da partida, ambas as seleções ainda tinham chances de classificação e lutaram por ela até o final do jogo. Os Estados Unidos ainda marcaram com Dempsey, porém o gol foi muito mal anulado, assim como ocorrera na partida dos norte americanos contra os eslovenos na rodada passada.

Entretanto com um jogo no qual somente o vencedor teria chances de classificação, as defesas ficavam abertas e assim em um contra-ataque fatal de 5 contra 2, os norte americanos acabaram garantindo a classificação em primeiro lugar do Grupo C, agora nas oitavas enfrentarão a seleção de Gana.

FINALMENTE ENTROU UM AFRICANO E UM FAVORITO EUROPEU

Depois de várias rodadas de angústias e sofrimentos no continente africano, a seleção de Gana conseguiu se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo 2010.

Após perder por 1 x 0 para a seleção da Alemanha, que também garantiu a sua vaga em primeiro lugar do Grupo D, os africanos tiveram mesmo que depender da sorte e esperar que os australianos vencessem os sérvios e assim foi, com gols de Cahill aos 24 minutos do segundo tempo e Holman aos 28 os socceroos venceram por 2 x 1 chegando aos mesmos 4 pontos que Gana e Sérvia, porém ambas terminaram a Copa atrás dos africanos no saldo de gols, o que garantiu a primeira seleção e talvez a única deste continente nas oitavas de final.

Em um jogo muito disputado, os alemães tiveram algumas chances, assim como a seleção de Gana, porém estes pecaram nas finalizações e com um lindo gol de Özil, os germânicos acabaram na primeira colocação e agora nas oitavas enfrentarão a seleção da Inglaterra em um grande clássico europeu logo nas oitavas de final.

Enquanto os africanos de Gana jogarão contra a seleção dos Estados Unidos, em jogo que não deverá ser nada fácil para Gana.

ARGENTINA 100%

No Grupo B a seleção da Argentina venceu os gregos por 2 x 0 com sete jogadores reservas e chegaram aos 100% de aproveitamento nesta fase de grupos, com os nove pontos garantidos graças aos gols de Demichelis, aos 32 e Palermo, aos 43 do segundo tempo, os argentinos enfrentarão nas oitavas de final a seleção do México, segunda colocada no Grupo A.

Depois de um primeiro tempo em ritmo de treino, os hermanos resolveram mostrar mais serviço após a entrada de alguns reservas como Palermo e Pastore, além do sempre alerta e brilhante Messi, que continua sua busca pelo primeiro gol na Copa 2010.

Com a fácil vitória garantida, os argentinos se mantém como uma das selções favoritas ao título de 2010. Com um Messi brilhante à cada jogo, com um meio campo muito criativo, o selecionado de Maradona está encantando à todos na África.

A outra seleção classificada no Grupo B para às oitavas de final foi a Coréia do Sul, que graças a incompetência nas finalizações nigerianas, garantiram um 2 x 2 e com esse empate o segundo lugar do Grupo B, com gols de Lee Jung-So, aos 38 minutos do primeiro tempo e Park Chu-Young, aos 4 minutos do segundo tempo, os sul coreanos se classificaram pela primeira vez às oitavas de final em uma Copa fora da Coréia do Sul.
Já para os nigerianos, Uche, aos 12 minutos do primeiro tempo e Ayegbeni, aos 24 do segundo tempo de penalti, aliás, Ayegbeni que perdeu até agora o gol mais feito desta Copa 2010, ao chutar a bola pra fora, de frente pro gol, sem goleiro e dentro da pequena área, jogando fora a chance nigeriana, que foi mais uma seleção africana a ser eliminada logo na primeira fase.

FOI UM TCHAU DIGNO DE UM ANFITRIÃO, URUGUAI E MÉXICO PASSARAM

A seleção da África do Sul, anfitriã da Copa 2010, foi eliminada mesmo vencendo a França por 2 x 1 na última partida válida pelo Grupo A.

Os sul africanos chegaram a abrir 2 x 0 com Khumalo, aos 21 do primeiro tempo e Mphela, aos 37 . Até então parecia que o "milagre" africano iria se concretizar, no entando com o gol de Malouda, aos 24 do segundo tempo e a vitória uruguaia por 1 x 0 frente ao México, os anfitriões deram adeus com um certo gosto amargo, porém com a certeza de que mesmo com limitações técnicas lutaram e jogaram pelo melhor resultado sul africano.

Enquanto isso no outro jogo do Grupo A, o Uruguai venceu o México, se livrou de enfrentar os argentinos nas oitavas e colocou esta "bomba" nas mãos mexicanas.

Em um jogo aonde todos esperavam o tradicional "jogo de compadres" para favorecer as duas seleções, tanto México, quanto Uruguai buscaram a vitória desde o início, talvez tentando se livrarem do confronto com a Argentina nas oitvas de final e quem saiu melhor nessa "luta particular" foram os uruguaios que com gol de Suárez, aos 43 do primeiro tempo garantiram a vitória e o confronto contra a seleção da Coréia do Sul na próxima fase. Já os mexicanos, mesmo classificados ficaram com um sorriso amarelo após a derrota e a certeza de que uma enorme pedreira os aguarda pela frente.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

CHILENOS PODEM TER PERDIDO A CHANCE DE SE CLASSIFICAREM EM PRIMEIRO NO SEU GRUPO

Hoje a seleção do Chile, líder da Grupo H, venceu a Suíça por 1 x 0, gol do atacante González aos 29 minutos do segundo tempo. Os suiços tiveram o jogador Behrami expulso, porém os chilenos não souberam aproveitar a diferença de um jogador à mais.

No segundo tempo principalmente, perderam muitas chances, o meia Paredes teve duas oportunidades claras e as perdeu, gols estes que poderão fazer muita diferença para a classificação chilena na última rodada em um Grupo que será decidido na última rodada e provavelmente no saldo de gols. Afinal os espanhóis venceram a seleção de Honduras por 2 x 0 com gols de Villa, que ainda perdeu um penalti cobrado pra fora no segundo tempo.

A Fúria jogou um futebol que nada parece com o apelido dado pela torcida ao selecionado espanhol, a impressão que temos, é que se falta algo, esse algo é a fúria, a vontade de vencer convencendo, com gana, com garra, não somente com gols maravilhosos e dando espetáculo, conforme os espanhóis vêem tentando mostrar, talvez pelo favoritismo ofertado, porém este espetáculo ainda não foi mostrado por eles nessa Copa 2010.

Com os resultados do Grupo H o Chile somou 6 pontos, contra 3 da Suíça, 3 da Espanha e zero ponto dos hondurenhos. Na última rodada o Chile enfrentará a Espanha, enquanto a Suíça pegará Honduras. Um empate classificará o time de Bielsa, treinador argentino que comanda os chilenos, em caso de vitórias da Espanha e da Suíça, o saldo de gols irá decidir os qualificados à próxima fase e as posições finais do Grupo, afinal, o primeiro colocado deste Grupo irá enfrentar o segundo do Grupo G, aonde Brasil e Portugal lutam pela primeira posição. Já o segundo do H, irá enfrentar o primeiro do Grupo do Brasil, portanto , logo nas oitavas de final, um Brasil e Espanha iria colocar frente à frente dois citados favoritos por muitos à final da Copa 2010.

PORTUGAL BOMBARDEIA A CORÉIA DO NORTE !

A fechada e desconhecida seleção norte coreana foi bombardeada nesta segunda-feira no estádio Green Point na Cidade do Cabo. A mesma Coréia que apresentou uma tática super defensiva contra o Brasil perdendo só por 2 x 1, erradamente resolveu atacar a seleção portuguesa, apesar de ter nenhuma qualidade técnica, resultado, Portugal 7 x 0 Coréia do Norte.

Essa que foi a terceira maior goleada na história das Copas foi marcada também pela quebra de um jejum do atacante Cristiano Ronaldo que não marcava gols pela seleção portuguesa em jogos oficiais há dois anos, além do craque lusitano, Raul Meireles, Tiago duas vezes, Simão, Hugo Almeida e o luso brasileiro Liedson marcaram os gols portugueses.

O placar praticamente garantiu os Tugas na próxima fase, pois com o saldo de sete gols e quatro pontos, contra apenas um da Costa do Marfim, dificilmente serão ultrapassados pelos africanos na última rodada, quando Portugal enfrentará o Brasil por um empate, ou mesmo uma derrota dependendo do saldo africano e a Costa do Marfim jogará contra a destruída Coréia do Norte precisando de muitos gols.

DIANTE DE MUITA VIOLÊNCIA, A CATEGORIA PREVALECEU

A seleção brasileira conquistou sua segunda vitória na Copa 2010 de baixo de muitas sapatadas dos jogadores da Costa do Marfim, os 3 x 1 da partida foram ofuscados em parte pela péssima atuação do árbitro fracês, Stéphane Lannoy, que além de não coibir a violência africana em campo, ainda por cima validou um gol absolutamente irregular do atacante Luís Fabiano, que tocou duas vezes com a mão na bola, tá certo que na primeira não houve a intenção.

Assim como ocorreu contra a Coréia do Norte, a falta de atenção da defesa brasileira cometendo falhas depois de ter o jogo ganho ficou mais uma vez evidente, assim como a falta de comando e observação do nosso treinador para tal questão.

Porém o jogo não foi só marcados por fatos negativos como violência, impunidade, e falta de capacidade do treinador brasileiro. A melhora na atuação do meia Kaká em alguns lances mostrou que a forma será mesmo adquirida ao longo da Copa do Mundo e a volta aos gols de Luís Fabiano fez bem ao atleta e a seleção, que no jogo contra a Coréia do Norte estava carente de um bom finalizador.

Mas como nunca pode faltar, problemas novos surgiram, como a falta de controle emocional do meia Kaká mesmo diante de tanta violência e alguns problemas nem tão novos, como a ignorância e falta de respeito absoluto do treinador Dunga em entrevistas coletivas, desta vez o alvo foi o repórter da Rede Globo/Sportv, Escobar, que absurdamente foi ofendido verbalmente durante a coletiva da seleção brasileira após o jogo. Uma vergonha ! Uma falta absoluta de postura, aliás, falta de postura não é muita novidade ao Dunga, que já comprimentou o Presidente da República com a mão no bolso, que entra e sai do campo sem nenhuma vez se quer comprimentar o treinador adversário, algo comum em Copas do Mundo, até que ontem ,seu ex-treinador Eriksson, hoje na Costa do Marfim, foi ao banco brasileiro comprimentá-lo.

Entretanto a pior atitude foi pedir ao jogador Maicon, que puxasse o braço do atancante Drogba, recém operado no cotovelo. Ou seja, uma vergonha, um total despreparo, falta de profissionalismo e capacidade para o cargo que ocupa, isso para não comentarmos a parte técnica, que como sempre fica a desejar, afinal a seleção joga e vence somente na individualidade pessoal de cada jogador, pois se depender de jogadas e lances táticos, socorro ! Assim está sendo com Maicon, Robinho, Luís Fabiano, Juan e em alguns lances de Kaká ontem.

Que a sorte e a habilidade continue ao lado desses bons jogadores, pois se depender do nosso treinador...

domingo, 20 de junho de 2010

SAINDO À FRANCESA

Que problemas de relacionamento e comando existem em todo o tipo de grupo, isso é claro e normal, porém a falta de liderança, a falta de comando e pulso do presidente da Federação Francesa, do chefe da delegação e do treinador Domenech frente aos jogadores é algo nunca antes visto em uma Copa do Mundo.

Além de todos os problemas nas eliminatórias, na convocação do selecionado francês e problemas de relacionamento entre jogadores e comissão técnica já na África do Sul, ficam evidentes e mais aberto ao mundo à cada dia que passa. Será que na delegação, não existe ninguém capaz de "filtrar" as informações, brigas e atritos entre os Bleus ? Será que os franceses esqueceram de se preocupar com sua imagem esportiva e nacional, esqueceram que alí representam um país ?

Brigas entre Anelka e Domenech no intervalo do jogo contra o México, assim como Ribery e Gourcuff dentro de um avião, além do atrito entre Evra e o preparador físico Robert Duverne, culminaram com a recusa dos jogadores frances em treinarem hoje para o último jogo do Grupo A contra a África do Sul.

Depois de uma campanha até o momento ridícula na Copa 2010, somando apenas um ponto em dois jogos, os vice-campeões de 2006 deverão mesmo sair à francesa no próximo dia 22/06. Será que os torcedores franceses que pagaram pacotes para irem até a África do Sul assistir ao jogos dos Bleus serão reembolsados pela Federação Francesa de Futebol ? Deveriam !

E ITÁLIA...

Hoje no segundo jogo do dia válido pelo Grupo F, vimos mais uma vez uma Itália apática, sem nenhuma criatividade e sofrendo com um dos piores resultados possíveis, empatando com a Nova Zelândia em 1 x 1, resultado este que somou o segundo ponto da Nova Zelândia na história das Copas, uma vez que estão na competição somente pela segunda vez e em 1982 perderam seus três jogos e neste ano já empataram com Eslováquia e Itália.

Porém acredito que não criarão muitos problemas aos paraguaios que possuem uma seleção mais técnica do que a Itália e a Eslováquia, sendo assim capazes de romper a forte retranca da Nova Zelândia.

Enquanto isso, do lado italiano, o jogo contra os eslovacos será o tudo, ou nada para os italianos, que se classificando em segundo lugar do Grupo F enfrentarão já nas oitavas de final a Holanda, líder do Grupo E. Mas o certo é que com Gilardino, Iaquinta, Camoranesi e sem Totti, Cassano entre outros esquecidos pelo treinador Marcello Lippi, à cada dia as coisas ficam mais difíceis pro lado italiano.

PARAGUAI QUASE NAS OITAVAS

A seleção paraguaia está com um pé e meio dentro das oitavas de final da Copa do Mundo e com boas chances de se classificar em primeiro lugar do Grupo F em primeiro lugar, se livrando provavelmente da Holanda nas oitavas.

Os paraguaios jogaram bem e venceram com absoluta superioridade a fraca seleção Eslovaca por 2 x 0, com gol de Vera aos 28 minutos do primeiro tempo e Riveros aos 41 do segundo tempo. Porém as chances de gols e ataques paraguaios foram muitos.

Na última rodada os sul americanos enfrentarão a Nova Zelândia jogando pelo empate para se classificarem em primeiro do Grupo.

Até o momento as seleções da América do Sul estão dominando a Copa do Mundo 2010, com seis vitórias e dois empates, que continue assim , principalmente do lado amarelo do continente sul americano.

sábado, 19 de junho de 2010

EM UM DOS MELHORES JOGOS DA COPA, DINAMARCA CLASSIFICA A HOLANDA E MATA OS LEÕES !

Em um dos melhores e mais disputados jogos desta Copa 2010, a Dinamarca venceu a seleção africana de Camarões por 2 x 1, com gols de Eto'o, aos 10 minutos, para camarões, Bendtner, aos 33 minutos do primeiro tempo e Rommedahl, aos 15 minutos do segundo tempo, dando números finais ao jogo.

Porém em um jogo tão disputado, o empate seria o resultado mais justo, diante do bom futebol apresentado por ambas equipes, entretanto como futebol e justiça não combinam, fator este que faz do esporte bretão o mais interessante, praticado e assistido no mundo, o 2 x 1 para a Dinamarca eliminou de vez os leões africanos e classificou a Holanda, que ficou com 6 pontos, contra 3 do Japão, 3 da Dinamarca e zero dos africanos de Camarões.

Na última rodada a Holanda enfrentará Camarões, enquanto o Japão jogará pelo empate contra a Dinamarca, pois o Japão tem melhor saldo de gols, entretanto uma simples vitória classifica os nórdicos.

GANA JOGOU SUA GRANDE CHANCE FORA !

Em um Grupo tão embolado como o Grupo D, a seleção de Gana perdeu a grande chance de praticamente garantir a classificação às oitavas de final.

Num Grupo com Sérvia e Alemanha, o empate por 1 x 1 contra uma Austrália que jogou 70 minutos com um jogador à menos após e expulsão do atacante Kewell, que colocou a mão na bola em cima da linha de gol após o forte chute de Mensah, na cobrança do penalti, Gyan marcou seu segundo gol no torneio. Vale lembrar que o jogo já estava 1 x 0 para os australianos com gol de Holman, após falha do goleiro de Gana.

No segundo tempo os africanos lutaram muito, chutaram várias vezes ao gol, porém com péssimo aproveitamento, o que manteve o mau resultado para os africanos que agora somam 4 pontos, contra 3 da Alemanha, 3 da Sérvia e 1 da Austrália. Na última rodada Gana enfrentará os alemães, podendo jogar pelo empate, algo nunca indicado para um jogo contra os alemães, enquanto a Sérvia jogará contra a Austrália por uma simples vitória.

COM FUTEBOL BUROCRÁTICO, HOLANDA PRATICAMENTE GARANTE A VAGA

Em um jogo "à italiana" a seleção holandesa que tem como características um futebol inovador, pra frente, técnico, acabou entrando no "jogo" desta Copa 2010, aonde só se vale o resultado, aonde num erro pode sair o vencedor e assim foi. Após o forte chute do holandês Sneijder, o goleiro japonês Kawashima ao tendar defender acabou colocando a bola pra dentro.

Na verdade foi um jogo muito disputado, muito marcado no meio campo, porém sem muita criatividade de ambos os lados e do lado japonês, o time não foi bem tecnicamente, teve algumas chances, mas sempre concluindo mal, como no último lance do jogo quando Okazaki em grande oportunidade chutou por cima do gol.

Com a vitória, a Holanda chegou aos 6 pontos, contra 3 do Japão.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A VAGA QUE ERA ESLOVENA, COM AJUDA DA ARBITRAGEM, FUGIU ENTRE OS DEDOS AMERICANOS

No segundo jogo do dia nesta sexta-feira aconteceu de tudo que não
se pode imaginar em uma competição como a Copa do Mundo, a classificação esteve praticamente garantida do lado esloveno quando abriram 2 x 0 no primeiro tempo com gols de Birsa, aos 12, e Ljubijankic, aos 41 minutos, porém no retorno à segunta etapa, tudo mudou, Donovan diminuiu para 2 x 1 logo aos dois minutos e Bradley empatou aos 36 minutos, porém a questão mais polêmica após a forte pressão amaricana aconteveu perto do fim da partida, o que tinha tudo para ser uma virada histórica com gol de Maurice Edu, foi estranhamente mal anulado pelo árbitro Koman Coulibahly, em um lance que ninguém no estádio conseguiu entender o porque daquela decisão.

Após o término da partida, alguns jogadores norte americanos pressionaram o árbitro reclamando muito sobre o tal gol anulado que tirou dos Estados Unidos o primeiro lugar provisório no Grupo C.

Com o placar final em 2 x 2, a Eslovenia chegou aos 4 pontos, contra 2 dos Estados Unidos e 2 da Inglaterra que no último jogo do dia ficou num monótono e terrível 0 x 0 contra a Argélia que ocupa o último lugar com somente 1 ponto.

Na última rodada, eslovenos enfrentarão a Inglaterra, que desesperada em busca de uma boa atuação ainda não vista neste mundial, jogará somente pela vitória enquanto a Eslovenia pode empatar a partida, já os norte americanos lutarão pela classificação contra os argelinos que só se classificarão por um milagre e um ótimo saldo de gols.

O MELHOR JOGO DA COPA

Nesta manhã de sexta-feira, quem pode assistir ao jogo entre Alemanhã e Sérvia logo cedo, no primeiro jogo do dia, foi premiado com a melhor partida da Copa do Mundo até o momento.

Em jogo realizado em Porto Elizabeth, a seleção da Sérvia que havia perdido o primeiro jogo contra Gana na estréia por 1 x 0, precisava da vitória diante da forte Alemanha que hava vencido a Austrália por 4 x 0 na estréia.

No entanto a seleção da Sérvia entrou com um time reforçado no meio campo e somente com o atacante Zigic à frente. Porém durante o jogo as coisas foram mudando, o jogo estava muito dispuatado, com lances de perigo e bolas na trave em ambos os lados e com a forte Alemanha imprimindo um forte ritmo, até que aos 36 minutos do primeiro tempo, o atacante alemão Klose recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso do jogo. A seleção alemã deu campo ao time sérvio que em ataques muito rápidos sempre chegou com perigo ao ataque, até que aos 38 minutos de jogo Jovanovic marcou para a Sérvia.

Na volta ao segundo tempo a Alemanha foi toda ao ataque, abrindo espaços para perigosíssimas investidas sérvias, até que aos 14 minutos do segundo tempo, um incrível lance aconteceu, assim como no jogo de estréia contra Gana, Vidic colocou a mão na bola dentro da área, cometendo um penalti infantil que poderia colocar novamente os alemães no jogo se o bom atacante Podolski não tivesse perdido. Com a defesa do goleiro Stojkovic, a Sérvia sentiu que poderia vencer os tri campeões mundiais e se manter viva na Copa 2010, ainda arriscou-se ao ataque algumas vezes, inclusive carimbando a trave alemã mais duas vezes.

Com esse surpreendente placar, caso a seleção de Gana vença os australianos amanhã, jogarão pelo empate contra uma Alemanha desesperada, pois o mais certo é que na última partida a Sérvia vença a fraca seleção australiana. Já em caso de vitória dos cangurus no jogo contra os africanos, na última rodada todas as seleções chegarão com 3 pontos e com possibilidade de classificação. Ou seja, em um grupo que parecia ter a Alemanha como franca favorita, podemos ter Sérvia e Gana classificadas para as oitavas. O certo é que na última rodada desde grupo, os jogos prometem ser fantásticos e muito disputados.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

UMA FRANÇA DE OITO, OU OITENTA FAZ UMA COPA NOTA ZERO

Uma das seleções mais irregulares entre as campeãs, a França que esteve em quarto lugar em 1982, terceiro em 1986, fora das Copas de 90 e 94, campeã em 98, eliminada na primeira fase em 2002 e vice-campeã em 2006, está na "copa da baixa", com grandes chances de ser novamente eliminada na primeira fase após a terrível apresentação de hoje na derrota por 2 x 0 para o México. Com o único ponto conseguido no empate contra o Uruguai na primeira rodada, nem a vitória diante dos sul africanos no último jogo pode classificá-los, se Uruguai e México empatarem, já que podem ir à cinco pontos.

Uma seleção cercada de problemas internos entre jogadores e o treinador Raymond Domenech, uma seleção absolutamente mal convocada e mal escalada, classificada na repescagem com um gol preparado pela mão de Henry, não poderia mostrar nada muito melhor numa Copa do Mundo.

Já os mexicanos jogaram melhor do que em seu jogo de estréia contra a África do Sul, quando empataram por 1 x 1 e hoje com gols de Hernandez e Blanco de penalti fizeram justos 2 x 0 e se credenciaram para a segunda fase caso vençam, ou empatem com o Uruguai na última rodada da primeira fase. Adieu le Bleus .

CUIDADO AO ATACAR A ARGENTINA !

Em mais um dia de Copa do mundo, no primeiro jogo do dia, a seleção da Coréia do Sul perdeu a chance de sair de campo empatando, ou quem sabe perdendo somente por um gol de diferença, em um grupo aonde o saldo de gol poderá ser decisivo.

Ao sair de campo perdendo por 2 x 1, gols de Chu-Young (contra), Higuain aos 33 minutos e Chung-Yong, aos 46 , a seleção coreana deveria se contentar com o placar diante de tamanha diferença técnica e garantir seu saldo de gol no grupo B. Porém voltaram tentando atacar os argentinos, animados talvez pelo gol marcado no fim do primeiro tempo após falha gritante do zagueiro Demichelis. Mas contra um time que tem Messi, Tevez, Di Maria entre outros, se expor ao ataque pode ser fatal e neste jogo não foi diferente, com a defesa absolutamente aberta, oposto do primeiro tempo, a Coréia do Sul acabou sendo uma presa fácil para os argentinos, que com Higuaín em dia inspirado marcando três gols e com mais um show de Messi, o resultado praticamente classificou o selecionado de Maradona para as oitavas de final.

Enquanto os Coreanos irão pro tudo, ou nada na última rodada contra uma abatida e desesperada Nigéria, que no segundo jogo do dia, após uma enorme besteira do meia Kaita que agrediu o jogador grego na lateral de campo em lance com a bola já parada aos 33 do primeiro tempo, momento em que a Nigéria vencia a partida por 1 x 0, com gol do melhor jogador nigeriano, o meia Uche.

Daí pra frente, a Grécia que jogava somente pela vitória, após ter perdido na abertura por 2 x 0 para a Coréia do Sul, foi com tudo ao ataque, inclusive seu treinador, Otto Rehhagel, tirou o zagueiro Sokratis, já com cartão amarelo e colocou o atacante Samaras, lançando os gregos ao ataque, então aos 44 de jogo Salpingidis empatou a partida marcando o primeiro gol da Grécia na história das Copas do Mundo.

Com um jogador à mais, na volta ao segundo tempo a Grécia sufocou uma Nigéria muito abatida e aos 26 minutos, Torosidis marcou o gol da primeira vitória grega em uma Copa do Mundo e colocou a Grécia novamente com chances de classificação, apesar de enfrentar a Argentina na última rodada, enquanto os desesperados nigerianos terão que vencer a Coréia do Sul no último jogo e torcer por uma derrota grega frente aos argentinos, para então no saldo de gols tentar a classificação, já que as três seleções ficariam com 3 pontos cada. Nada perdido, porém a derrota de hoje pode ter sido de vez uma tragédia grega para os águias africanas.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O VUVUZELAZO !

Depois de calar o Maracanã com 200 mil pessoas em 1950, o Uruguai consegui novamente calar um estádio lotado, desta vez foi na África do Sul, com dois gols de Forlán e um de Pereira, a Celeste marcou 3 x 0 nos Bafana Bafana, praticamente garantindo a sua classificação à próxima fase, enquanto os donos da casa deram um tchau à Copa de 2010, sendo a primeira seleção anfitriã a sair na fase de grupos.

O fato é que a festa foi muito animada e barulhenta, porém a qualidade técnica comum aos africanos ficou faltando nesta seleção da África do Sul, com jogadas inocentes e pouca habilidade, foram uma presa fácil à algum talento e garra uruguaia.

FOI UMA VERDADEIRA ZEBRA COM SABOR DE CHOCOLATE

O resultado menos esperado desta Copa do Mundo aconteceu nesta quarta-feira em Durban na África do Sul. A super defensiva Suíça venceu a toda favorita Espanha por 1 x 0, deixando o grupo absolutamente indefinido, pois no jogo anterior, o Chile venceu Honduras também por 1 x 0, ou seja, dependendo da próxima rodada, a Suiça jogará contra Honduras, o fiel da balança neste grupo, já sabendo de quanto precisará vencer para passar à próxima fase, deixando de fora Chile, ou até mesmo a forte a super favorita Fúria, que continua pelo menos nesta primeira rodada mantendo a tradição de forte promessa e difícil realidade.

Com um sistema defensivo fortíssimo, a seleção da Suíça foi pouquíssimas vezes ao ataque, até porque habilidade e qualidade técnica faltam nesta seleção, porém dedicação e aplicação tática eles mostram de sobra, através de um sistema defensivo muito forte e bem treinado pelo alemão Ottmar Hitzfeld, ou seja, em um jogo de ataque contra defesa, a defesa saiu ganhando e numa bola vadia os duros de cintura aplicaram o golpe fatal. Nem os mais habilidosos atacantes espanhóis foram capazes de reverter o quadro, saindo de campo montados na maior zebra desta Copa.

O resultado de hoje foi simplesmente uma apunhalada com o melhor canivete suíço nas pretenções espanholas, até porque o segundo colocado desde grupo enfrentará o primeiro do Grupo G, que tem tudo para ser a seleção brasileira.

terça-feira, 15 de junho de 2010

TRÊS PONTOS E POUCA QUALIDADE

Muito semelhante a seleção de 1994, seleção na qual o atual treinador Dunga era o capitão, a seleção de 2010 começou a Copa do Mundo apresentando muitas dificuldades no setor de criação, no meio campo. Naquela época Paulo Sérgio e Raí eram muito contestados e jogavam mal, um lateral, o Mazinho, acabou entrando no meio e ajudando muito o time na criação. No jogo de hoje, Kaká e Elano o segundo apesar do gol marcado, jogaram mal. Além do fato do Brasil ter jogado com dois volantes de marcação, contra uma Coréia do Norte que só usava um atacante contra os brasileiros, .
Diante deste quadro, os laterais acabam sendo muito uitizados como foram no jogo de hoje. Maicon e Michel Bastos foram bem na partida, foram a principal opção de ataque da seleção brasileira, aonde acabou resultando no gol do bom lateral direito canarinho.

Jogando contra seleções retrancadas com duas linhas de quatro marcadores, como foi o caso de hoje, já vimos nas eliminatórias que a seleção com a mesma escalação enfrenta graves problemas, como no jogo contra a Bolívia no Rio de Janeiro e também contra a Colômbia, ambos terminando em 0 x 0.

Com Kaká em má fase física e técnica como ficou claro hoje, a criação das jogadas quando não são pelas laterais, acabam sendo feita por Robinho, que um dos mais esforçados no jogo, voltava a todo instante para criar as jogadas de ataque de forma vertical ao gol adversário, inclusive com grande participação no segundo gol, após um lindo lançamento deixando Elano na cara do gol norte coreano.

O certo é que a pouca movimentação do primeiro tempo e a enorme dificuldade encontrada em romper barreiras defensivas, devem sim ser um motivo de grande preocupação para Dunga, ainda mais diante dos 23 jogadores por ele convocados, que lhe deixam com poucas opções para criação, mas o certo é que com Daniel Álves( o Mazinho de 94), Nilmar e Ramires, a seleção fica muito mais rápida e com opções táticas diferentes, como a troca de posições possível entre Michel Bastos e Daniel Álves, já que o nosso lateral esquerdo vinha jogando e bem na meia esquerda do time do Lyon.

Outro jogador que muito me preocupou foi Luís Fabiano, que jogou mal, muito nervoso cometeu diversas faltas, concluiu mal ao gol e deixou uma dúvida na cabeça de todos aqueles que viram o jogo e que sabem que o jogador passou por algumas sérias contusões este ano no Sevilla.

Assim como em 1994, teremos que contar com muita disciplina dos jogadores e com paciência para assistirmos um futebol burocrático, pouco criativo, sem graça e que tenhamos não só semelhanças táticas em campo, mas sim a sorte do mesmo resultado no final, um futebol feio, porém campeão. Que venha a Costa do Marfim e se possível mais aberta do que a Coréia do Norte, para o bem e alegria do nosso futebol.

AMARGO EMPATE

Hoje foi um dia em que os resultados de empate marcaram os dois primeiros jogos do dia.

Logo no primeiro jogo do dia, a "zebra" voltou a passear pelas relvas africanas, a fraquíssima seleção da Nova Zelândia conseguiu arrancar um empate no fim do jogo contra a Eslováquia. Esse resultado foi o ideal para Itália e Paraguai, que agora só dependem dos seus resultados para ambos se classificarem à próxima fase, pois os adversários se mostraram muito fracos e sem potencial para seguirem à diante. Aliás, nesta Copa tão inchada pela FIFA, o nível técnico de muitas seleções deixa a desejar, como foi o caso também de Nova Zelândia e Eslováquia.

Mas na partida muito esperada pelos africanos que têm na Costa do Marfim a sua maior força e aposta, assim como pelo lado dos portugueses espalhados pelo mundo, o 0 x 0 mostrou que a forte disputa na marcação, as falhas na criação e o medo de perder, colocou Costa do Marfim e Portugal em complicada situação, uma vez que o adversário mais forte do Grupo é a seleção brasileira, sendo assim , os jogos contra a Coréia do Norte e o saldo de gol poderá fazer a diferença no final.

Pelo lado africano, a forte marcação criada pelo bom treinador suéco Eriksson, barrou Deco, Cristiano Ronaldo e Liedson, sem criação, a seleção portuguesa ficou em dificuldades principalmente no primeiro tempo. A falta de um jogador criativo no meio campo ao lado de Deco foi fator marcante pelo lado português que teve um Danny muito mal,assim como Tiago que entrara no segundo tempo, ambos sem criarem nada para o time luso. Enquanto a entrada do craque Drogba colocou um tempero à mais no jogo inicial dos elefantes africanos que mostraram força, vigor na marcação e habilidade, se credenciando como a melhor seleção africana no torneio, pelo menos na impressão passada após a primeira rodada.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

LÁ VÉM BRASIL !

Finalmente vai começar a Copa do Mundo para o maior futebol do mundo, o único futebol cinco vezes campeão mundial, o futebol brasileiro.

Depois de quatro dias e treze jogos, será a vez da seleção canarinho entrar em campo e agora não adianta mais criticarmos a convocação, esperar milagres, ou torcer contra. Com Kaká mesmo fora de rítimo, com o "violento" Felipe Melo no meio campo ao lado de Gilberto, com pouca criatividade entre nossos jogadores do meio, a verdade é que esse time já deu caldo, já rendeu muito na Copa América, nas eliminatórias, verdade que com empates com Bolívia no Engenhão no Rio de Janeiro e outros sustos, mas que esses sustos fiquem mesmo pelo jogos passados nas eliminatórias. Para amanhã, um fraco adversário, sem nenhuma tradição, será o ideal para um bom começo e que ele seja repleto de sorte, boas jogadas e gols ! Avante Brasil, Salve a seleção !

MUITA ESPECTATIVA, POUCO RESULTADO

Em mais um dia de Copa do Mundo, alguns jogos que prometiam pela tradição das seleções, acabaram decepcionando.

O dia começou com Holanda e Dinamarca, uma Holanda que vinha de 19 jogos invíctos, tinha tudo para realizar um grande jogo e pelo lado dinamarquês a ótima eliminatória européia, a credenciava à um fantástico jogo. Porém um jogo de melhor qualidade só foi mesmo visto no segundo tempo, quando logo no início o gol contra do zagueiro dinamarquês Agger colocou fogo no jogo. Mas esse ímpeto foi muito maior do lado holandês, já que a Dinamarca pouco atacou e quase não apresentou riscos ao gol laranja.

Além do gol logo no começo da segunda etapa, a entrada do atacante Elia pelo lado esquerdo criou muitas opções e deu mais velocidade e habilidade ao ataque holandês. Que com uma boa jogada pela esquerda após chute na trave de Elia, Kuyt marcou no rebote com o gol aberto.

No segundo jogo do dia, pintou novamente a "zebrinha" africana, a fraca e desacreditada seleção nipônica venceu os africanos de Camarões por 1 x 0 em um jogo muito fraco tecnicamente, porém com um Japão muito obediente taticamente. Eu não lembro ter visto antes uma seleção africana, em especial de Camarões, tão ruim e com tão poucos jogadores habilidosos. Neste Grupo E se tudo correr bem , Holanda e Dinamarca deverão se classificar para as oitavas.

Em outro jogo muito aguardado, a estréia da Itália, atual campeã do mundo, enfrentando o Paraguai, ficou entre os jogos muito esperados e pouco correspondidos.

O Paraguai preocupado somente em marcar, sem muita, pra não dizer nenhuma criatividade, marcou 1 x 0 em uma jogada de bola parada com gol do zagueiro Alcaráz. Depois disso o Paraguai conseguiu levar a vantagem para o intervalo, diante de uma Itália sem nenhuma criatividade e pouquíssima habilidade entre os onze iniciais.

Na volta ao segundo tempo, o time da Itália dava a impressão de que só marcaria em jogada semelhante ao gol guaraní, ou em falha individual e assim foi, depois de terrível saída do gol do goleiro Villar, a azzurra empatou com De Rossi.

Diante da falta de criatividade, apatia técnica e violência em certos lances dos dois lados, o 1 x 1 acabou ficando de bom tamanho, verdade é que os italianos esperavam mais, já para o time do Paraguai, o resultado o coloca diante de uma possibilidade de classificação. Entretanto nunca se esqueçam, uma Itália que começa mal, quase sempre termina bem .

domingo, 13 de junho de 2010

DEPOIS DE MUITO SOFRIMENTO, APARECEU UM BOM TIME

Caros amigos do Blog, hoje pela manhã após o jogo entre Eslovênia 1 x 0 Argélia, achei que tinha pago todos os meus pecados e que o mundo da bola nunca iria me apresentar um jogo de futebol tão ruim, principalmente em uma Copa do Mundo. Pelo visto estava certo, no jogo da tarde, a Sérvia perdeu para a seleção africana de Gana também por 1 x 0 em um jogo mais movimentado e com maior qualidade entre as seleções envolvidas.

Porém o bom mesmo estava quardado para o fim, no último jogo do dia, a seleção da Alemanha mostrou o porque é sempre considerada uma das favoritas ao título mundial de seleções. Com uma atuação brilhante diante de uma confusa defesa australiana, os alemães marcaram convincentes 4 x 0, com absoluta facilidade e domínio da partida. Com a vitória, os alemães assumiram a ponta do Grupo D pelo saldo de gols, deixando os africanos de Gana na segunda posição, com a Sérvia em terceiro e por último a Austrália.

Os africanos não terão vida fácil contra os alemães, mas podem lutar contra a Sérvia pela segunda vaga do grupo. Já no Grupo C, depois do jogo de hoje, Argélia e Eslovênia se credenciaram a juntamente com a Grécia para serem as piores seleções da Copa do Mundo 2010.

sábado, 12 de junho de 2010

JÁ PINTOU A PRIMEIRA "ZEBRA"

Hoje no segundo dia da Copa do Mundo 2010, três jogos marcaram o dia.

Inicialmente pelo Grupo B, a Coréia do Sul venceu com facilidade a Grécia por 2 x 0 como muitos apostavam após terem visto o período de amistosos preparatórios de coreanos e gregos antes da Copa.

Uma Coréia rápida, com atacantes de certa habilidade, não teve nenhuma dificuldade para vencer a péssima seleção grega, que mais uma vez, assim como na sua primeira participação em Copas do Mundo, tem grande chance de terminar o mundial sem marcar nenhum gol. O time tem uma alta média de idade, ruim na defesa e muito fraco no ataque como foi visto no jogo de hoje. Enquanto os coreanos brigarão pela classificação contra argentinos e nigerianos. E por falarmos em argentinos, a seleção de Maradona venceu a Nigéria por 1 x 0, gol do zagueiro Heinze também pelo Grupo B.

Neste jogo a Argentina teve outras boas chances, principalmente com Messi, porém muitas delas barradas na ótima atuação do goleiro Enyeama. Porém o time argentino demostrou certa fragilidade na defesa e ofereceu pelo menos três boas chances aos africanos que não marcaram. Entretanto, mudanças como a entrada de Martins melhoraram muito o time nigeriano que poderá brigar pela segunda vaga muito provavelmente contra a Coréia do Sul.

No último jogo do dia, pelo Grupo C, em jogo apitado por Carlos Eugênio Simon, Inglaterra e Estados Unidos empataram em 1 x 1, resultado sem dúvidas melhor para o lado americano. No primeiro tempo os ingleses foram bem melhor, tomaram a iniciativa do ataque, logo no início abriram o placar com Gerrard. Porém ainda no primeiro tempo aconteceu o frango da Copa até agora, o goleiro Green levou um gol ridículo após o chute de Dempsey, que fraco e de longe, entrou após a terrível falha do arqueiro inglês, no que pode ser considerada a primeira zebra desta Copa africana.

Amanhã, Argélia e Eslovênia fecharão a primeira rodada do Grupo C, já pelo Grupo D a Sérvia enfrentará a seleção africana de Gana e no outro jogo do Grupo, a Alemanha irá fazer sua estréia contra a Austrália. Será mais um dia de surpresas, zebras, falhas e grandes jogadas ? Com certeza sim, pois essa é a magia do maior e melhor esporte do Mundo, o futebol.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

MUITA VONTADE, POUCA QUALIDADE

Com o início da Copa do Mundo 2010, o Grupo A já teve suas duas partidas nesta sexta-feira 11 de Junho.

Na primeira, a África do Sul dona da casa realizou um primeiro tempo ruim, muito assustada, errando diversos passes simples. Enquanto isso a seleção do México já tradicional em Copas do Mundo comandava o jogo, principalmente através de Giovani dos Santos,seu melhor jogador na partida. Porém um time sem muita objetividade, o que pode ter sido fatal para os tricolores, pois na volta ao segundo tempo os Bafana Bafana mudaram a postura e com um lindo gol de Tshabalala, o melhor jogador africano no jogo, colocaram os mexicanos contra a parede, que somente em um erro na zaga africana conseguiu empatar o jogo através do zagueiro Rafael Marques.

O resultado que parecia ser ruim para as duas seleções acabou se mostrando aceitável para uma estréia e principalmente após o resultado do outro jogo do Grupo A entre as tradicionais seleções da França e Uruguai. Ah! França e Uruguai, seleções que juntas somam três títulos mundiais, não mereciam manchar suas histórias com um jogo tão ruim, com tantos erros básicos, primários.

Pelo lado da França, um treinador de raiva com o mundo, o mais teimoso ser humano envolvido nesta Copa do Mundo, escala um time extremamente duvidoso entre os azuis, time que nem mesmo o mais fanático torcedor francês acredita. Aliás, muitos craques franceses ficaram de fora desta Copa como em outras seleções bem conhecidas por nós.

Sendo assim, a França não terá a facilidade que poderia ter para se classificar em um Grupo tão fácil como este, no qual sua classificação depois da qualidade do jogo apresentado hoje contra o Uruguai lhe coloca em risco como em 2002, quando não passou nem da primeira fase e ficou sem marcar gols.

Já pelo lado uruguaio, outro fracasso! Um Uruguai violento, sem poder de ataque, com uma defesa batendo cabeça e errando muito. Um Uruguai sem nenhuma criatividade, absolutamente dependente do atacante Forlan. Aliás, não seria nada mal se o senhor Oscar Tabárez escolhesse a tática botafoguense de colocar Loco Abrel na área e jogar bolas pelo alto para o atacante, que hoje reserva, com participação em parte do segundo tempo pouco pode fazer diante de um time tão fraco tecnicamente.

Assim como a França, após o jogo o Uruguai mostrou que não terá vida fácil neste Grupo A e que somente a tradição celeste poderá não ser suficiente para classificá-los à próxima fase, ou seja no Grupo A está tudo aberto, os quatro com um ponto cada e muitas chances.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

VAI COMEÇAR !

Sexta-feira, onze de Junho de 2010, uma data importantíssima para os amantes do futebol. Mas também uma data muito importante para um continente, para um povo, para uma raça. A África do Sul palco de tantas barbáries, covardias e absurdos raciais, sociais e políticos, será palco da primeira Copa do Mundo de futebol em território africano, algo inédito e marcante para todo o continente e com certeza também para o mundo da bola. Na verdade um mundo que nem sempre foi muito justo, como continua não sendo, porém um mundo que aos poucos vém abrindo uma espaço um pouquinho maior para as diferenças, para os mais fracos economicamente, para os emergentes, como alguns países da América do Sul,em especial o Brasil, países do Leste Europeu e agora com a Copa na África.

Uma Copa que não corrige erros e por muitos criticos especializados, chega a ser um absurdo econômico para os padrões africanos, um gasto que melhor empregado poderia salvar vidas contra a absurda taxa de AIDS no país, ou contra a enorme desigualdade social evidente em hospitais, escolas, universidades, saneamento básico. Mas o fato é que uma Copa na África também voltou os olhos do mundo à um continente muito sofrido, muito maltratado por séculos, através de colonizações arrônias, absurdas, exploratótias exclusivamente, colonizadores capazes de não respeitar religiões, credos, culturas, diferenças regionais e que por tudo isso criou um continente pobre financeiramente, mal dividido, porém resistente diante de tanta riqueza natural e cultural, africanos mesmo muito longe de um padrão aceitável buscam sobreviver e lutar por dias melhores, como são os dias de hoje na África do Sul, uma África de Mandela, uma África ser divisão de cor, pelo menos territorial, já que economicamente ainda exista.

Uma Copa do Mundo de futebol na África seria algo inimaginável quinze, vinte anos atrás, mas agora, mesmo com muitas dificuldades e críticas é uma realidade e amanhã às 11h horário de Brasília, África do Sul e México marcarão uma nova página na história de um continente e também do maior esporte do mundo.

Será que neste inédita Copa africana o favoritismo irá valer mais do que o peso e a tradição de uma camisa como Brasil, Itália, Alemanha, Argentina ? Será que a tão favorita nas milionárias casas de apostas inglesas, a forte Espanha terá a "Fúria" para conquistar taça FIFA ao final desta Copa 2010 ? Será que a também forte seleção inglesa conquistará o bi campeonato após o seu único título em 1966 ? E os portugueses, holandeses, bravos colonizadores terão seu gostinho de gritar que são campeões mundiais pela primeira vez em solo africano? Ou será que diante de tantas novidades uma "zebra" irá rondar a relva africana ?

Fato é que um dos eventos com maior audiência mundial, evento do esporte mais popular e praticado em todo o mundo irá começar, concentrando olhos, sonhos, esperanças e glórias para algumas pátrias que com seus heróis, craques de chuteiras irão orgulhar-se de terem estado na África do Sul em 2010.

domingo, 6 de junho de 2010

Mais um de fora e uma inovadora situação para a FIFA


O goleiro australiano Brad Jones, que atua no Middlesbrough da Inglaterra, saiu as pressas da concentração de sua seleção na noite de ontem, alegando um sério problema de saúde na sua família.

Brad Jones, reserva de Mark Schwarzer, deixa a seleção em difícil situação diante da FIFA, que desde a última sexta-feira , só admite cortes e novas convocações por questões físicas, fato que não ocorreu com o arqueiro australiano. Porém a federeção de futebol da Austrália, espera que a FIFA compreenda a situação ainda não muito clara e permita que um novo goleiro seja convocado e inscrito na Copa.

Os australianos iniciarão sua participação na Copa 2010, contra a Alemanha dia 13, pelo grupo D.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mudança geral pra fugir da segundona



Mesmo parecendo ser muito cedo para pensar em segunda divisão, a diretoria vascaína ao escutar gritos de "segunda divisão" após a derrota para o Guaraní por 1 x 0 ontem em São Januário, procurou se movimentar e lutar para evitar uma nova vergonha, a segunda da mesma diretoria.

Os atacantes Dodô e Geovane Maranhão, além do volante Paulinho foram desligados do elenco vascaíno e tiveram seus contratos encerrados. Dodô que foi uma aposta da diretoria após sua suspensão por doping, tinha um dos maiores salários do elenco cruzmaltino e com um dos piores desempenhos do grupo. Com a sua demissão, a diretoria do Vasco que atravessa gravíssimos problemas financeiros, terá a oportunidade de buscar novos e mais produtivos jogadores. Já os outros dois jogadores demitidos quase não jogaram e quando o fizeram não mostraram qualidades para vestirem a tradicional camisa vascaína.

A grande torcida vascaína espera por novos jogadores, reforços para que o Vasco em 2010 não seja o fiasco que foi em 2008, quando de maneira inédita fora pra segunda divisão.

Mais dois grandes desfalques na Copa do Mundo



Depois de desfalques na seleção inglesa, alemã, portuguesa, agora a baixa foi na Itália e na Costa do Marfim. Desfalques dos piores possíveis, pelo lado italiano, Pirlo, craque no meio campo da azzurra, Pirlo sofreu uma forte lesão muscular e deverá ficar entre quinze e vinte dias fora dos gramados, porém mesmo assim a comissão técnica italiana cogita a possibilidade de levá-lo à África, esperando sua recuperação durante a Copa.

Já na Costa do Marfim, a notícia é ainda pior, o craque a artilheiro do time africano, Drogba fraturou o braço após entrada do brasileiro naturalizado japonês, Marcus Tanaka, em amistoso preparatório para as duas seleções. O que poderia ser o pior pesadelo para os "elefantes africanos" está se tornando realidade e somente à dois dias da lista oficial e final dos 23 atletas inscritos para os jogos, os médicos da Costa do Marfim aguardam um milagre, quase impossível, já que Drogba terá que ser operado em virtude da fratura no cotovelo.

Uma pena, pois dois craques como Pirlo e Drogba mereceriam estar na maior competição de futebol do mundo, abrilhantando os jogos e enriquecendo os gramados africanos.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Caiu em BH, caiu em Liverpool


Hoje foi um dia de quedas para alguns treinadores do futebol mundial. Em Belo Horizonte Adílson Batista se desligou oficialmente do Cruzeiro após o empate em 0 x 0 contra o Santos no Mineirão. O time azul de Minas ainda não cogitou nenhum nome para substituí-lo, o Cruzeiro que passa por um período de reformulação de elenco e no seu comando, deverá usar esse período de parada para a Copa do Mundo para buscar novos nomes e conjunto.

Já em Liverpool, Rafael Benítez em comum acordo com a diretoria, deixou o comandos dos Reds nesta quinta. Depois de seis anos à frente do time do Liverpool, conquistando uma Copa dos campeões da Europa e uma Copa da Inglaterra, Benítez deixa o time em um sétimo lugar no último campeonato nacional. Os Reds assim como o Cruzeiro, ainda não cogitou nenhum novo nome para o comando na temporada 2010/11, enquanto Benítez é um nome forte na federação espanhola para o período pós Copa de 2010 dependendo do rendimento da Fúria na África do Sul.

Tá chegando a hora !


Nesta quinta alguns amistosos foram realizados ainda visando a Copa de 2010. Nos mais importantes, a seleção mexicana venceu bem a Itália sem muitas dificuldades por 2 x 1, com gols de Vela e Medina .

A Itália tradicionalmente forte na defesa apresentou neste setor as suas maiores falhas, uma defesa lenta, marcando em linha, absolutamente exposta ao ataque mexicano.

Já para o México, a vitória sobre a atual campeã mundial lhe deixa com maior força e moral para enfrentar o Grupo A com os donos da casa, França e Uruguai, já que nos últimos dois jogos contra seleções de ponta, os mexicanos haviam perdido, dentre elas para a Holanda.

No outro amistoso, a Espanha com um time misto, venceu a Coréia do Sul por 1 x 0 na Áustria com gol de Jesús Navas aos quarenta minutos do segundo tempo.