segunda-feira, 31 de maio de 2010

Um domingo alvinegro


Neste último domingo quatro das mais tradicionais equipes do futebol brasileiro duelaram entre sí em jogos bem diferentes.

Em São Paulo num Pacaembu quase lotado, o Corínthians mostrou ao Santos que um bom e competitivo time não se faz somente com bons atacantes e sim com setores compactos e bem posicionados em campo. E foi assim que o Timão com uma ótima participação do zagueiro Chicão, do lateral Roberto Carlos, dos volantes Ralf e Elias, além do ótimo Bruno César conquistou uma maiúscula vitória por 4 x 2 frente aos meninos da Vila.

Pelo lado santista, o Dorival Júnior parecia pressionado, "amarrado" pelo treinador corinthiano. Depois do que parecia uma reação ao final do primeiro tempo e início do segundo, Dorival se perdeu completamente colocando Madson e Marcel, jogando ao time completamente ao ataque, porém sem nenhuma criação, em um jogo em que P.H. Ganso não se apresentou bem, já que muito marcado pouco criou.

Entretanto o fato que chamou a atenção foi a substituição em que o treinador santista tirou o zagueiro Dracena e em seu lugar colocou o atacante Zezinho. Neste momento, com olhar incrédulo, o zagueiro saiu andando lentamente , como se o peixe ganhasse o jogo, logo após o término da pertida, em entrevista ao SPORTV o jogador disse que não é tirando zagueiros, lotando o time de atacantes que se ganha uma partida. Fato que ficou bem claro ontem no Pacembu e pode começar a mostrar que o grupo santástico não seja tão santástico assim, principalmente na defesa, além de não estar tão unido assim, principalmente após as punições à Madson, Neymar, Ganso e André na semana passada.

Por fim, muitas reclamações santistas em relação a arbitragem que teria errado ao anular um gol do Santos, o que com certeza pareceu legal, porém pelo futebol apresentado e seguidos erros em campo e superioridade corinthiana, o placar acabou sendo muito justo.

Reclamações contra o trio de arbitragem foram comuns aos dois jogos, também no Engenhão, Rio de Janeiro, aonde diante de pouco mais de vinte mil pessoas, o Botafogo empatou com o Vasco por 1 x 1 .

No primeiro tempo o Botafogo se mostrou melhor até o bonito gol vascaíno do lateral Ernani que muito bem no jogo substituiu o titular Ramon que sentira a coxa no último jogo contra o Inter em São Januário.

Na etapa final o Vasco comandou boa parte do jogo até o polêmico penalti marcado por Simon, árbitro brasileiro para a Copa 2010. Com o gol de Herrera, o Botafogo igualou as ações e o jogo ficou absolutamente aberto, podendo haver vitória para qualquer um dos times.

O Vasco sofreu com contusões e por isso teve que mudar duas vezes, ainda no primeiro tempo Roth teve que colocar Souza no lugar de Jumar com lesão muscular e no intervalo Titi entrou no lugar de Cesinha, também machucado. Já no segundo tempo por questões físicas, o treinador vascaíno tirou o meia Jéferson, que teve um gol mal anulado e colocou Magno em seu lugar.

No Botafogo, o treinador Joel Santana colocou o time à frente na segunda etapa buscando a vitória, Edno entrou no lugar de Túlio Souza, e Marcelo Cordeiro no lugar de Alessandro. Porém o 1 x 1 se manteve até o final.

Além do empate no placar, a semelhança no Engenhão foram as reclamações contra o polêmico trio de arbitragem que por incrível que pareça vai à Copa, Carlos Eugênio Simon (Fifa/RS), Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Roberto Braatz (Fifa/PR). Errando em muitos lances, não aplicando a lei da vantagem corretamente, invertendo faltas, não aplicando cartões para ambos os lados, sem critério nas punições das jogadas, ou seja, diante deste fracasso reclamações de Vasco e Botafogo sobraram ao final do jogo. Espero que a seleção do Brasil tenha na África uma apresentação no mínimo muito melhor do que o polêmico trio de arbitragem brasileiro.

domingo, 30 de maio de 2010

Japão marca 3 em Jogo contra Inglaterra


A seleção japonesa em amistoso realizado neste domingo, perdeu por 2 x 1 para a Inglaterra, porém o fato curioso do jogo foram os três gols da partida, todos marcados por japoneses.

Marco Túlio, o brasileiro naturalizado japonês marcou duas vezes, a primeira à favor do Japão aos seis minutos de jogo e seu segundo gol foi contra ao tentar cortar um cruzamento. Definindo o placar Nakazawa também marcou contra ao entrar de carrinho tentando impedir o gol de Heskey. Lampard ainda perdeu um penalti defendido pelo goleiro Kawashima .

Com a terceira derrota seguida após três amistosos o Japão ligou o alerta vermelho para a Copa de 2010, pois num grupo com Holanda, Dinamarca e Camarões, as coisas parecem impossíveis para o selecionado do sol nascente .

sábado, 29 de maio de 2010

PROBLEMAS E CONFUSÕES


Duas seleções enfrentaram neste sábado muitas dificuldades e problemas em seus jogos preparatórios para a Copa 2010.

Na Áustria a seleção da Fúria venceu com muita dificuldade a seleção da Arábia Saudita por 3 x 2, com gols de David Villa, Xabi Alonso e Llorente aos 47 minutos do segundo tempo. Os árabes que não se classificaram para a Copa de 2010 deram muito trabalho, preocupando Vicente Del Bosque técnico espanhol, apesar de estarem no fraco Grupo H com Chile, Honduras e Suíça.

Porém confusão e problemas foram vistos em Klagenfurt, também na Áustria, onde a Sérvia foi derrotada por 1 x 0 pela fraca seleção da Nova Zelândia. Tal resultado causou a revolta de alguns torcedores sérvios que assistiam ao jogo. O capitão Vidic foi um dos mais cobrados pelos torcedores que invadiram o campo protestaram contra a péssima apresentação do time dos Balcãs.

Na próxima semana os sérvios voltarão á campo para enfrentar a seleção da Polônia em mais um amistoso preparatório e com a esperança de apresentar um futebol melhor, pois no grupo D com Alemanha, Austrália e Gana, os sérvios não são os favoritos, enquanto a seleção da Espanha enfrentará a Coréia do Sul .

Muito estrela e pouco patriota


O craque camaronês, Samuel Eto'o parace não saber o valor e sentido de uma Copa do Mundo para um jogador de futebol. Após ser criticado pelo compatriota Milla, craque veterano na Copa de 90, Eto'o disse em entrevista ao Canal Plus, que não decidiu ainda se irá defender a seleção de Camarões no Mundial de 2010, pois segundo ele, já teve muitas glórias no Barcelona, ultimamente na Internazionale e acredita que uma Copa não irá somar muito à sua carreira.
Milla, um dos destaques da melhor seleção de Camarões em uma Copa do Mundo, na Itália 1990, ocasião em que Camarões chegou às quartas de final contra a Inglaterra, criticou Eto'o por falta de profissionalismo, e comprometimento com a seleção nacional. De fato o atacante não demonstra as mesmas atuações no selecionado africano, como em seus times europeus.
Eto'o, o único atleta a não ter se apresentado para os treinamentos visando a Copa africana, tem se dedicado à comerciais, programas de TV, além de atividades relacionadas aos seus patrocinadores.
O fato é que a auxência de Eto'o poderá ser mais uma importante diante de tantas outras na África do Sul, principalmente para a seleção de Camarões. Entretanto todas as outras são por questões físicas, ou opções técnicas, nenhuma por estrelismo, ou falta de patriotismo, uma pena que em 2010, algum jogador ainda pense em abdicar da maior competição do esporte mais popular no mundo.

ALEMANHA QUASE PRONTA


Em amistoso realizado neste sábado em Budapeste, a Alemanha, uma seleção que nunca deve ser esquecida, ou menosprezada em uma Copa do Mundo venceu com certa tranquilidade a seleção hungara por 3 x 0 . A Hungria não apresentou muita resistência ao time germanico que com gols de Podolski de penalti logo aos quatro minutos, Mario Gomez aos vinte e três e Cacau, brasileiro naturalizado alemão, aos vinte e sete minutos do segundo tempo definiu o placar.

A seleção alemã ainda disputará um último amistoso contra a Bielorrússia antes do início da Copa, aonde pelo grupo D enfrentará Austrália, Gana e Sérvia.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Tragédia anunciada !


É uma vergonha, algo já dito e visto muitas vezes em alguns clubes brasileiros, já comentado neste blog, algo mesmo medieval, porém que que continua presente nos mais ultrapassados e degradados clubes do nosso futebol.

Algumas pessoas sem muita ocupação profissional fazem parte de "grupos, ou bandos" intitulados torcidas "organizadas" e se utilizam disso para tumultuar ainda mais o que já parece destruído e arruinado. Falo em especial de eventos ocorridos recentemente com o Palmeiras e infelizmente ontem dentro de São Januário, durante o TRABALHO dos jogadores em treinamento.

Imaginem os senhores, sentados em seus escritórios, comércios, empregos sejam eles quais forem e por um instante, cerca de trinta pessoas sem muita, ou quem sabe, nenhuma ocupação, invadem este ambiente e começam a falar alto em tom de ameaças e ignorância. É o absoluto sinal de abandono, degradação de alguns "grandes" clubes do futebol brasileiros.

No Flamengo anos atrás, fogos de artifício foram jogados dentro do campo da Gávea durante um treinamento, jogadores agradidos e nada foi feito após tal escândalo, inclusive a qualidade e produtividade do time não melhorou na época por conta disso.
O mesmo aconteceu ano passado no Santos F.C. no episódio das pipocas e ovos atirados no ônibus do Clube na época do Luxemburgo e Marcelo Texeira. No Palmeiras os muros são pintados com palavras ameaçadoras, jogadores como Vagner Love são agradidos, saem do clube e vão brilhar 450km ao lado dos violentos "torcedores". E por fim, ontem foi a vez de São Januário. Isso em um time absolutamente falido, vindo de péssimas administrações anteriores e contestável administração atual. Como todos sabemos, Roberto Dinamite, ídolo maior da torcida vascaína entrou em uma das maiores barcas furadas do mundo, presidir o C.R.Vasco da Gama nos dias atuais, pós Eurico Miranda.
A verdade é que Roberto buscou profissionalizar o futebol com a contratação de Rodrigo Caetano, administrador esportivo vindo do Grêmio e com ótimo trabalho junto à comissão técnica ano passado na série B. Porém diante de vários comandos, muitos pitacos, pouquíssimo profissionalismo e agora culminando com a presença de tais vândalos dentro de São januário, o único "profissional" no comando do futebol vascaíno, parece estar abandonando a caravela e pelo que tudo indica, a caravela ruma à mares muitos turbulentos e de péssima lembrança como os de 2008, ano em que pela primeira vez em sua gloriosa história fora rebaixado para a segunda divisão.

Que o Vasco um clube de tão linda e talvez ímpar história em nosso futebol, tenha mais sorte e menos aproveitadores ao seu redor nesse ano de 2010, em mais um ano de "reconstrução". E por que não sugerir mais seguranças dentro de São Januário, ou até mesmo com o acionamento da polícia militar, ministério público, ou quem quer que possa ajudar a combater tal absurdo uma vez que um patrimônio fora invadido por vândalos e violentos depreciadores da ordem pública.

E que a sorte esteja ao lado de quem quer o bem dos clubes brasileiros ! Pois muitos deles irão precisar !

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Campeã de trás pra frente !


O time da Internazionale de Milão mostrou neste último sábado que se um bom time não sofrer gols e tiver uma sólida defesa, as chances de ganhar são enormes. Assim foi contra o Bayern de Munique em Madrid em jogo válido pela final da Copa dos Campeões da Europa.

O time alemão foi forte, combatente, pressionou a todo o tempo o time italiano, inclusive com uma posse de bola infinitamente superior aos italianos, porém José Mourinho assim como já havia feito com o F.C. do Porto anos antes, armou uma fantástica defesa e com o ótimo atacante Diego Milito, mais um argentino brilhante este ano na Europa, autor de 30 gols na temporada, a Inter fez a diferença e venceu por 2 x 0, conquistando assim seu terceiro título continental, 1964, 65 e 2010.

Com a conquista internacional, o treinador português cada dia mais valorizado no mundo do futebol deverá assinar por quatro temporadas com o Real Madrid, por valor em torno de 13 milhões de Euros por temporada. Com ele Mourinho já mostrou interesse em contar com alguns craques da Internazionale, dentre eles, o lateral Maicon da seleção brasileira.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Começou a Copa 2010 para os Canarinhos


Começou hoje a preparação da seleção brasileira para a Copa de 2010 na África do Sul. Os jogadores começaram a desembarcar no aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais, região metropolita de Curitiba pela manhã, de lá foram levados ao CT do Cajú, centro de treinamento do Atlético-PR, local indicado pela CBF, que busca a tranquilidade de um lugar mais reservado e clima semelhante ao Sul Africano encontrado na Copa.

Somente os jogadores da Internazionale de Milão que não se apresentarão hoje conforme todo o grupo, pois amanhã decidirão em Madrid a final da Liga dos Campeões da Europa contra o Bayern às 15:45 horário de Brasília.

Jogando pelo Grupo G, a seleção Canarinho enfrentará dia 15/6 os Norte Coreanos, dia 20/6 a seleção africana da Costa do Marfim e terminando a primeira fase dia 25/6, no clássico contra a seleção de Portugal.

Mais um craque em meio a enorme constelação


Agora é oficial, o Barcelona anunciou e apresentou nesta sexta-feira sua mais nova contratação, o craque David Villa, o atacante da seleção espanhola que defendia o Valencia, vestiu a 7 do Barça que o contratou por nada à mais, nada à menos que 40 Milhões de Euros.

O craque que apresenta uma boa média de vinte e sete gols por temporada como profissional prometeu dar a vida pelo clube catalão.

Sem nenhum privilégio !


O time do Santos vém mostrando que resultados e credibilidade não são coisas conquistadas somente nas quatro linhas e que as coisas não dão certo por acaso.

Um ebsódio curioso aconteceu na madrugada de quinta pra sexta-feira. Os craques, Ganso, Neymar, André e o baixinho Mádson chegaram quatro horas atrasados no Hotel-concentração do Clube. A hora combinada entre a comissão técnica e os jogadores era às 23h, porém os craques apareceram no hotel somente às 3h da manhã. Fato é que o treinador Dorival Júnior não aceitou a pisada na bola dos craques santistas e os afastou por quatro dias, deixando-os de fora do jogo contra o Atlético-GO no próximo sábado no Serra Dourada e ainda por cima designou que todos eles treinem durante o fim de semana, além de receberem multas em seus pagamentos.

Tal postura mostra a seriedade com que o Santos e seus comandantes procuram enfrentar um ano que tem tudo para ser marcante ao alvinegro praiano, com conquistas inéditas como o da Copa do Brasil, credenciando o clube à Libertadores 2011.Atitude semelhante teve Celso Roth novo treinador do Vasco, ao repreender o atacante Rodrigo Pimpão que também se atrasara para um treinamento desta quinta-feira.

Sem diferenças, privilégios e principalmente com comando, coisa que parecem faltar em muitos outros grandes do futebol brasileiro, para o bem de grandes times brasileiros , alguns treinadores mostram sua força e profissionalismo em seus clubes.

INTER CONTINUA, FLAMENGO ESTÁ FORA !


Em uma quinta-feira super emiocionante na Copa Libertadores, o Internacional perdeu o jogo contra o Estudiantes em Quilmes na Argentina por 2 x 1, porém como havia ganho por 1 x 0 no Beira Rio, com o gol marcado em gramado inimigo garantiu a vaga. E que gol, aos 43 minutos do segundo tempo, com o Atacante Giuliano, que havia entrado na vaga de D'Alessandro aos 31 da segunda etapa.

O jogo foi muito disputado e difícil para o Internacional, que saiu perdendo por 2 x 0 logo aos 21 minutos de jogo, placar que incendiou a torcida argentina, porém com o gol inesperado o silêncio foi mortal, deixando espaço aos gritos e delírios dos poucos colorados no Estádio Centenário de Quilmes.

Logo após ao término do jogo, o polêmico zagueiro Desabato agrediu o goleiro colorado Pato Abondenzieri, provocando a partir daí uma pancadaria generalizada.

Fato é que minutos após a briga, muita festa foi vista no vestiário do visitante que enfrentará o São Paulo, que eliminara o Cruzeiro com vitórias por 2 x 0 em ambos os jogos.

Já em Santiago, na outra batalha pela Libertadores desta quinta dia 20/05, no Estádio Santa Laura, muita pressão por parte da violenta e mal comportada torcida chilena , que atirou em campo moedas e até bolas de golf sobre os jogadores rubro negros, que muito valentes, apresentaram um futebol absolutamente melhor e diferente do apresentado na última semana em pleno Maracanã, quando sairam derrotados por 3 x 2 naquela ocasião.

Em Santiago venceram por 2 x 1 com gols de Vagner Love e Adriano, porém o lindo gol de Montillo, craque argentino que defende o Universidad classificou o time chileno em jogo muito disputado até o último minuto. Agora os chilenos enfrentarão o Chivas Guadalajara pelas semifinais.

Em ambos os confrontos de hoje, ficou mais uma vez comprovado que em competições de mata mata, à cada vez mais, o gol marcado fora de casa tem feito a diferença na classificação final e sendo assim, a parte colorada do Rio Grande do Sul e a parte azul do Chile puderam comemorar a vaga .

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Final inédita na Copa do Brasil




Ficou definida na noite desta quarta-feira a final da Copa do Brasil 2010 e será uma disputa inédita entre Santos e Vitória-BA.

Os meninos da Vila eliminaram o Grêmio depois de uma vitória por 3 x 1, que apesar do placar, não reflete a dificuldade enfrentada pelos santistas principalmente no primiero tempo, quando o jogo terminou sem gols,mas com algumas boas chances gaúchas.

Porém na volta à etapa final, Ganso, Robinho e Wesley com três lindos gols eliminaram o tricolor gaúcho que descontou com Rafael Marques.

Mesmo apresentando falhas na marcação, principalmente nos primeiros 45 minutos e no gol gaúcho, o ataque muito rápido e eficiente fez a diferença qualificando o Santos como franco favorito ao título disputado contra o Vitória-BA que venceu facilmente por 4 x 0 o Atlético-GO no Barradão em Salvador, com gols de Uelliton, dois do atacante Júnior e o último de penalti cobrado pelo goleiro Viáfara, que depois de uma paradinha na cobrança, recebeu o terceiro amarelo e ficará fora do primeiro jogo da final, em um grave erro do polêmico e confuso árbitro Heber Roberto Lopes (PR), já que a instrução da FIFA em proibir tais paradinhas terá início somente à partir de primeiro de junho de 2010.

A CBF em sorteio a realizar-se amanhã às 14h em sua sede definirá os mandos de campo dos dois jogos que ocorrerão nos dias 28 de julho e 04 de agosto, devido a parada de competições no período da Copa do Mundo.

Confirmada a lista final dos 23 argentinos para à África


Armando Diego Maradona divulgou a lista final dos 23 convocados para a Copa de 2010 na África do Sul, os argentinos que buscarão o tri campeonato são:

GOLEIROS: Sergio Romero (AZ Alkmaar), Mariano Andújar (Catania) e Diego Pozo (Colón).

DEFENSORES: Nicolás Otamendi (Vélez Sarsfield), Demichelis (Bayern de Munique),Samuel (Inter de Milão), Gabriel Heinze (Olympique de Marselha), Burdisso (Roma), Clemente Rodríguez (Estudiantes) e Ariel Garcé (Colón).

MEIAS: Jonás Gutiérrez (Newcastle),Sebastián Verón (Estudiantes), Javier Mascherano (Liverpool), Di María (Benfica), Javier Pastore (Palermo), Mario Bolatti(Fiorentina) e Maxi Rodríguez (Liverpool).

ATACANTES: Lionel Messi (Barcelona), Higuaín (Real Madrid), Carlos Tévez (Mancheter City), Sergio Agüero (Atlético de Madri), Diego Milito (Inter de Milão) e Martín Palermo (Boca Juniors).

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sevilla leva a Copa do Rei


O Sevilla mesmo sem contar com Luís Fabiano machucado em tratamento já no Brasil, venceu na tarde desta quarta-feira o Atletico de Madrid por 2 x 0 em Barcelona, conquistando a Copa do Rei da Espanha. O time Andaluz conquistou pela quinta vez o torneio com gol de Capel e Jesus Návas, impedindo assim o segundo título Madrilhento em uma semana, já que na última quarta o Atletico havia derrotado o Fulham pela Liga UEFA.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Oito títulos nacionais , muitas glórias, enormes torcidas, rebaixamentos nos currículuns e nenhum ensinamento


Palmeiras e Vasco vivem realmente um inferno astral que teima em não terminar, ou melhor, terríveis administrações que teimam em não largar o osso. Um inferno criado por péssimas administrações durante anos e anos, administrações contínuas e ultrapassadas,usando a reiceita oposta ao profissionalismo e ao sucesso.

Diante de um quadro como este, dois dos maiores clubes do Brasil atravessam fases igualmente ruins, com participações medíocres nos estaduais, horríveis nos nacionais, com histórido de rebaixamentos e muita vergonha e raiva colhidas por seus torcedores.

No Vasco, a década de 2000 foi uma fiasco, tudo começou bem com o título nacional e da Copa Mercosul diante do próprio Palmeiras, porém depois daí, somente um pobre estadual em 2003, muitos erros e vergonhas, sendo a maior delas, o rebaixamento nacional em 2008, extatos 10 anos após o maior título do Clube, a Libertadores de 1998.

Experiências com treinadores sem nenhuma qualificação para um Clube da grandeza do Vasco da Gama como Romário, Tita, Dário Lourenço, Alfredo Sampaio, Renato Gaúcho e últimamente Gaúcho . Isso sem contarmos vários e vários jogadores que talvez anos atrás nem profissionais fossem. Porém afundado em dívidas quase impagáveis, esses times de enorme tradição e torcida, acabam virando reféns de empresários que colocam qualquer um dentro das quatro linhas envergando camisas tão gloriosas, que sem um comando forte, mostram que a tradição, a enorme torcida e o peso de uma camisa, nada valém no futebol moderno,competitivo e profissional.

Fato semelhante parece acontecer com o Palmeiras, um clube tão tradicional quanto o Vasco da Gama vive o mesmo drama. Vivendo terríveis administrações, o Palmeiras parece ainda ter uma pitada maior de horror, a participação diária da torcida dentro do Clube, fato que em São Paulo parece ser maior do que em outros estados do Brasil. Ou seja, além de erros administrativos enormes, a interferência exterior por parte de fanáticos torcedores que buscam resultado imediato, parece ainda mais "apimentar esse caldeirão azedo", ocasionando impulsivas demissões como nos casos de Vagner Love, Luxemburgo, Maurício, Obina, Jorginho, Toninho Cecílio, Diego Souza, Robert, que ainda por cima geram enormes multas contratuais aos cofres do clube.

Um clube tão grande que parece estar tão sem comando, pode ser fatal como já foi em 2002, ano em que o Verdão foi rebaixado juntamente com outro grande na época também mal administrado, o Botafogo.

Mas pelo que vemos em alguns clubes, erros passados não ensinam e isso no final da temporada poderá custar caro demais, jogadores de empresários à qualquer custo por verdadeiras dependencias e críses financeiras, diretorias sem comando, interferência de torcidas e apostas no escuro em nomes desconhecidos como treinadores e jogadores são mesmo a receita do fracasso já visto por muitos grandes do nosso futebol, como Botafogo, Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Corínthians, Vasco da Gama, Atlético-MG e pelo que estamos vendo no começo de 2010, esse filme infelizmente poderá novamente rondar a mente de grandes e tradicionais torcidas do nosso futebol.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Chelsea levanta mais um caneco


Neste último sábado o time londrino venceu o Portsmouth por 1 x 0 na final da Copa da Inglaterra e garantiu assim seu segundo título da temporada, já que havia ganho o campeonato inglês na semana passada.

Porém a nota triste da partida foi a lesão de Ballack no tornozelo direito após forte entrada do jogador Boateng da esquipe adversária. Após exames realizados hoje (segunda-feira), ficou constatada a ruptura dos ligamentos do tornozelo do craque alemão, fato este que o deixará fora da Copa de 2010 na África do Sul.

Campeões pela Europa


Neste último domingo após vencer o já rebaixado Siena em Siena por 1 x 0, gol de Milito no segundo tempo, a Internazionale sagrou-se penta campeã italiana e assumiu isoladamente o posto de segundo time com o maior número de campeonatos, 18 contra nove da super campeã Juventus.

Em um campeonato muito disputado, jogo à jogo, a Internazionale terminou a competição somente dois pontos à frente da Roma, vice-campeã, que assim como o Milan, jogará Liga dos Campeões 2010/2011, já a Sampdoria disputará a pré-liga dos Campeões, em quinto e sexto lugar, Palermo e Napoli se classificaram para a Liga UEFA. Atalanta, Siena e Livorno foram rebaixados.

Vale lembrar que no próximo sábado, o time de Mourinho irá enfrentar o Bayern em Madrid pela final Copa dos Campeões da Europa.

Já na Espanha, a festa foi toda azul, grená de um forte Barcelona que conquistou o título pelo segundo ano seguido. O time do Barça somou 99 pontos e terminou a competição três pontos à frente do maior rival, o Real Madrid após golear por 4 x 0 Valladolid.

Valencia e Sevilla disputarão vagas na pré-liga dos Campeões 2010/2011, enquanto Mallorca e Getafe se classificaram para Liga UEFA. Valladolid, Tenerife e Xerez foram rebaixados.

Na terra da Rainha, o Chelsea foi campeão superando em três pontos o Manchester United, em terceiro ficou o Arsenal. Além desses três clubes já classificados para a próxima Liga dos Campeões, o Tottenham conquistou uma vaga na pré-liga, por somar três pontos a mais do que o Manchester City, que assim como o Aston Villa, jogará a próxima Liga UEFA.

Na Inglaterra os rebaixados foram; Burnley, Hull City e o super individado Portsmouth.

QUINZE VEZES PORTO


Neste último final de semana o F.C. do Porto venceu pela décima quinta vez a Taça de Portugal. De forma habitual o jogo final fora realizado no estádio do Jamor nos arredores de Lisboa.

Na final Porto derrotou o Chaves por 2 x 1 , com gols de Falcao e Guarín.

Com quinze títulos da Taça de Portugal, o Porto se igualou ao Sporting com os mesmos quinze títulos contra vinte e quatro do super campeão Benfica.

O título da Taça de Portugal serviu também para acalmar um pouco os ânimos portistas após o terceiro lugar no campeonato português, enquanto o título ficara nas mãos do maior rival, o Benfica.

sábado, 15 de maio de 2010

Chilenos pré-convocados para África 2010


Marcelo Bielsa treinador argentino que comanda a seleção chilena, convocou uma pré-lista de trinta jogadores para a Copa de 2010. Desfalques como o volante maldonado poderão fazer muita falta ao time de Bielsa.

Os convocados são;

GOLEIROS: Claudio Bravo (Real Sociedad), Miguel Pinto (Universidad de Chile) e Luis Marín (Unión Española).

DEFENSORES: Roberto Cereceda (Colo Colo), Pablo Contreras (PAOK) Ismael Fuentes (Universidad Católica). Mauricio Isla (Udinese), Gonzalo Jara (West Bromwich), Gary Medel (Boca Juniors), Waldo Ponce (Universidad Católica) e Arturo Vidal (Bayer Leverkusen).

MEIO CAMPO: Charles Aránguiz (Colo Colo), Carmona (Reggina), Marco Estrada (Universidad de Chile), Matías Fernández (Sporting de Lisboa), Fierro (Flamengo), José Pedro Fuenzalida (Colo Colo), Manuel Iturra (Universidad de Chile), Rodrigo Millar (Colo Colo), Pedro Morales (Dínamo Zagreb), Rodrigo Tello (Besiktas), Jorge Valdivia (Al-Ain) e Jaime Valdés (Atalanta).

ATACANTES: Beausejour (América-MEX), Mark González (CSKA Moscou), Héctor Mancilla (Toluca-MEX), Fabián Orellana (Xerez), Esteban Paredes (Colo Colo), Alexis Sánchez (Udinese) e Humberto Suazo (Zaragoza) .

Mais uma forte seleção convocada


Joachim Löw treinador alemão convocou previamente 27 jogadores para a Copa de 2010, são eles;

GOLEIROS: Manuel Neuer (Schalke 04), Tim Wiese (Werder Bremen) e Jörg Butt (Bayern de Munique)

DEFENSORES: Per Mertesacker (Werder Bremen),Holger Badstuber e Philipp Lahm (Bayern de Munique), Dennis Aogo, Jerome Boateng e Marcell Jansen (Hamburgo), Andreas Beck (Hoffenheim), Arne Friedrich (Hertha Berlim), Serdar Tasci (Stuttgart) e Heiko Westermann (Schalke 04).

MEIO CAMPOA: Ballack (Chelsea),Schweinsteiger (Bayern de Munique), Sami Khedira e Christian Träsch (Stuttgart), Toni Kroos (Bayer Leverkusen), Marko Marin e Mesut Özil (Werder Bremen) e Piotr Trochowski (Hamburgo).

ATACANTES: o brasileiro Cacau (Stuttgart), Mario Gómez, Miroslav Klose e Thomas Müller (Bayern de Munique), Stefan Kiessling (Bayer Leverkusen) e Lukas Podolski (Colônia).

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Santástico no ataque e trágico na defesa ?


Na noite da última quarta-feira diante de 38.475 pegantes o time do Grêmio venceu em fantástico jogo o badalado time do Santos que estava desfalacado de Neymar por 4 x 3 no jogo de ida válido pela Copa do Brasil.

O primeiro tempo foi um show santista e uma total apatia tricolor, com o placar final em 2 x 0 para o Peixe. Porém na volta ao segundo tempo, com atitude absolutamente oposta, o Grêmio marcou com relativa facilidade quatro gols e abriu 4 x 2, encantando e explodindo sua fanática torcida. Este placar credenciava o Grêmio à classificação com favoritismo às finais da competição.

Entretanto o fato mais curioso da partida foi a contestada substituição de Dorival Júnior que cometeu um grave erro quando substituiu o meia Marquinhos, bem em campo, pelo perdido e desligado Rodrigo Mancha, aliás, jogador este que quando presente em campo tem apresentado pífias atuações, nas quais coloca a defesa do Santos absolutamente exposta e aberta, além de dificultar muito as ações do meio campo santista, foi assim contra o Santo André, em outros jogos no paulista e ontem contra o Grêmio.

Mas quando todos achavam que a "vaca" tinha ido para o brejo, ou melhor, a classificação por água à baixo, Dorival tentando corrigir seu erro, sacou Mancha que ficara somente sete minutos em campo e em seu lugar colocou Rodriguinho, que pouco participou. Para sorte de Dorival e do volante Mancha que talvez tenha ficado marcado definitivamente pelas más atuações, principalmente ontem, Robinho aos 37 minutos do segundo tempo diminuiu o placar definindo em 4 x 3 à favor do time gaúcho e colocando novamente o Peixe na briga pela vaga na final.

Já lado gremista, Borges foi o craque do jogo, com três gols na partida e uma ótima atuação diante de uma zaga que realmente deveria preocupar a torcida, diretoria e terinador santista, pois nos últimos 6 jogos o Santos sofreu 16 gols, uma média de 2.66 gols sofridos por jogo, o que é muito para um time que pretende ganhar difíceis campeonatos como a Copa do Brasil e o Brasileiro 2010. Constantes falhas em outros jogos de Durval, que inclusive ontem cometeu um penalti infantil defendido por Felipe, Dracena e Rodrigo Mancha, têm complicado muito um time que do meio para frente é Santástico como diz torcida e diretoria, mas que do meio pra trás está se mostrando trágico .

Com a pequena vantagem garantida no Olímpico, já que sofrera 3 gols, o Grêmio jogara somente pelo empate na Vila Belmiro, enquanto com o regulamento nas mãos, o Peixe buscará um simples 1 x 0, caso não sofra gols, fato muito difícil pelo que temos visto nos últimos meses.

Pelo outro jogo da semifinal da Copa do Brasil, o Atlético-GO no Serra Dourada venceu o Vitória pelo placar mínimo de 1 x 0, gol de Rodrigo Tiuí.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Na UEFA deu Atletico


O Atletico de Madrid conquistou hoje a Liga UEFA diante do Fulham de Londres, pelo placar de 2 x 1 na prorrogação com dois gols do uruguaio Furlán,sendo o segundo e decisivo aos onze minutos do segundo tempo da prorrogação.

Muito mais técnico e com maior qualidade, o time de Madrid foi sempre melhor, abriu o placar aos trinta e dois do primeiro tempo, porém em um contra ataque, logo sofreu o empate aos trinta e sete, gol de Davies.

Com mais um título internacional, o Atletico de Madrid volta ao topo do futebol europeu para o desgosto dos torcedores e rivais do riquíssimo, porém sem título, Real Madrid .

Hermanos com pré lista pra 2010


O treinador Armando Diego Maradona convocou seus trinta jogadores para a Copa de 2010 na África do Sul, os craques que buscarão o tri mundial são;

GOLEIROS: Sergio Romero (AZ Alkmaar), Mariano Andújar (Catania) y Diego Pozo (Colón de Santa Fe).

DEFENSORES: Nicolás Otamendi (Vélez Sarsfield), Martín Demichelis (Bayern de Munique), Walter Samuel (Internazionale), Gabriel Heinze (Olympique de Marselha), Nicolás Burdisso (Roma), Clemente Rodríguez (Estudiantes), Juan Manuel Insaurralde (Newell's Old Boys), Ariel Garcé (Colón de Santa Fe) e Fabricio Coloccini (Newcastle).

MEIO CAMPO: Jonás Gutiérrez (Newcastle), Juan Sebastián Verón (Estudiantes), Javier Mascherano (Liverpool), Angel Di María (Benfica), Javier Pastore (Palermo), Mario Bolatti (Fiorentina), José Sosa (Estudiantes), Sebastián Blanco (Lanús), Jesús Dátolo (Olympiakos), Juan Mercier (Argentinos Juniors) e Maxi Rodríguez (Liverpool).

ATACANTES: Lionel Messi (Barcelona), Gonzalo Higuaín (Real Madrid), Carlos Tevez (Mancheter City), Sergio Agüero (Atlético de Madri), Diego Milito (Internazionale), Martín Palermo (Boca Juniors) e Ezequiel Lavezzi (Napoli).

Uma lista oficial com vinte e três jogadores será divulgada por Maradona dia 19 de maio.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mais um rival de grupo convocado, Costa do Marfim


De treinador novo, buscando esquecer o fiasco da copa africana de seleções, a Costa do Marfim apostou em Sven-Goran Eriksson para uma boa Copa em 2010. A Costa do Marfim estará no grupo com Brasil, Coréia do Norte e Portugal e para passar de fase Eriksson convocou;

GOLEIROS: Boubacar Barry (Lokeren/BEL), Aristide Zogbo (Maccabi Netanya), Vincent De Paul Angban (ASEC Mimosas/CIV), Daniel Yéboah (ASEC Mimosas/CIV).

DEFENSORES: Abib Kolo Touré (Manchester City), Emmanuel Eboué (Arsenal), Guy Demel (Hamburgo), Souleman Bamba (Hibernian), Benjamin Angoua Brou (Valenciennes), Arthur Boka (Stuttgart) , Abdoulaye Méité (West Bromwich), Siaka Tiéné (Valenciennes), Steve Gohouri (Wigan Athletic) .

MEIO CAMPO: Yaya Touré (Barcelona), Didier Zokora (Sevilla), Emmanuel Kouamatien Koné (International Curtea de Arges/ROM), Cheik Ismaël Tioté (FC Twente), Emerse Faé (OGC Nice), Jean-Jacques Gosso Gosso (Mônaco), Gilles Yapi Yapo (Young Boys/SUI), Kanga Akalé (Lens), Romaric N'dri Koffi (Sevilla).

ATACANTES: Didier Drogba (Chelsea), Salomon Kalou (Chelsea), Bakari Koné (Olympique de Marselha), Kader Keita (Galatasaray), Aruna Dindane (Portsmouth), Gervinho (Lille), Seydou Doumbia (Young Boys/SUI), Lassina Traoré (CSR Cluj/ROM).

Definidos os 30 "Bleus"


Raymond Domenech, um dos treinadores mais contestados do futebol europeu neste último ano, convocou trinta jogadores numa pré lista ao mundial africano, são eles;

GOLEIROS: Hugo Lloris (Lyon), Steve Mandanda (Marsella), Cédric Carrasso (Bordeaux), Mickaël Landreau (Lille)

DEFENSORES: William Gallas (Arsenal), Abidal ( Barcelona), Bakary Sagna (Arsenal), Evra (Manchester United), Rod Fanni (Rennes), Gaël Clichy (Arsenal), Marc Planus (Bordeaux), Anthony Réveillère (Lyon), Adil Rami (Lille), Sébastien Squillaci (Sevilla).

MEIO CAMPO: Abou Diaby (Arsenal), Alou Diarra (Bordeaux), Diarra (Real Madrid), Yoann Gourcuff (Bordeaux), Yann Mvila (Rennes), Florent Malouda (Chelsea), Jérémy Toulalan (Lyon)

ATACANTES: Anelka (Chelsea), Hatem Ben Arfa (Marseille), Jimmy Briand (Rennes), Djibril Cissé (Panathinaikos), André-Pierre Gignac (Toulouse), Sidney Govou (Lyon), Thierry Henry (FC Barcelona),Ribéry (Bayern Munique), Mathieu Valbuena (Marseille).

Assim os atuais vice campeões do mundo irão atrás do seu segundo título mundial.

A Laranja está pronta !


O treinador da Holanda, Bert van Marwijk divulgou hoje uma lista com 30 jogadores para a Copa da África do Sul, são eles;

GOLEIROS: Maarten Stekelenburg (Ajax), Sander Boschker (FC Twente) e Michel Vorm ( Utrecht).

DEFENSORES: Vurnon Anita (Ajax), Khalid Boulahrouz (Stuttgart), Edson Braafheid (Celtic), Giovanni van Bronckhorst (Feyenoord), John Heitinga (Everton), Joris Mathijsen (PSV), Ron Vlaar (Feyenoord), Gregory van der Wiel (Ajax) e André Ooijer (PSV).

MEIO CAMPISTAS: Otman Bakkal (PSV), Mark van Bommel (Bayern Munich), Wout Brama (Twente), Orlando Engelaar (PSV), Nigel de Jong (Manchester City), David Mendes da Silva (AZ), Stijn Schaars (AZ), Wesley Sneijder (Internazionale), Rafael van der Vaart (Real Madrid), Demy de Zeeuw (Ajax) e Ibrahim Afellay (PSV).

ATACANTES: Dirk Kuyt (Liverpool), Jeremain Lens (AZ), Eljero Elia (PSV), Ryan Babel (Liverpool), Huntelaar ( Milan),van Persie (Arsenal) e Robben (Bayern Munich).

Uruguai também já tem sua lista pronta !


Oscar Tabárez treinador uruguaio apresentou uma lista de 26 pré convocados para a copa de 2010, para defender a Celeste 23 estarão na àfrica.

GOLEIROS: Fernando Muslera (Lazio), Juan Castillo (Deportivo Cali) e Martín Silva (Defensor Sporting).

DEFENSORES: Martín Cáceres (Juventus), Mauricio Victorino (Universidad de Chile), Diego Lugano (Fenerbahce), Diego Godín (Villarreal), Andrés Scotti (Colo Colo) e Jorge Fucile (Porto).

MEIO CAMPO: Alvaro Fernández (Universidad de Chile), Sebastián Eguren (Alk Stocolmo), Walter Gargano (Nápoles), Maximiliano Pereira (Porto), Diego Pérez (Mônaco), Alvaro Pereira (Porto), Egidio Arévalo Ríos (Peñarol), Jorge Rodríguez (River Plate), Ignacio González (Valencia), Nicolás Lodeiro (Ajax) e Alvaro González (Nacional).

ATACANTES: Diego Forlán (Atlético Madrid), Sebastián Fernández (Banfield), Luis Suárez (Ajax), Sebastián Abreu (Botafogo), Edison Cavani (Palermo) e Jorge Martínez (Catania).

Em dívida com sua torcida, o Uruguai vai tentar realizar uma copa mais competitiva se classificando para a segunda fase. A Celeste está no grupo A com África do Sul, México e França.

TÁ DEFINIDO !



Importantíssimas seleções foram convocadas hoje para a copa de 2010.
Na maior vencedora do mundo com cinco títulos mundiais, os 23 convocados para defender o Brasil são:

GOLEIROS: Júlio César, Gomes e Doni

LATERAIS: Maicon, Daniel Álves, Gilberto, Michel Bastos

ZAGUEIROS: Juan, Lúcio, Luizão, Thiago Silva

MEIO CAMPO: Gilberto Silva, Kleberson, Ramires, Felipe Melo, Josué, Kaká, Elano, Júlio Batista.

ATACANTES: Luís Fabiano, Nilmar, Gravite e Robinho.

Vale lembrar que o técnico Dunga ainda tem sete nomes enviados à FIFA para sobreaviso em caso de alguma necessidade antes do período final de inscrições dos 23, são eles : Zagueiro: Alex (Chelsea), Lateral: Marcelo (Real Madrid), Meias; Sandro (Internacional), Ganso (Santos),Carlos Eduardo (Hoffenheim) e Atacantes; Ronaldinho Gaúcho (Milan) e Diego Tardelli (Atlético-MG).

Na Espanha também teve pré lista de Del Bosque para África 2010


Assim como na Itália, Vicente Del Bosque treinador espanhol convocou 30 jogadores em uma pré lista para o mundial, são eles:

GOLEIROS: Iker Casillas (Real Madrid), José Manuel Reina (Liverpool), Diego López (Villarreal), David De Gea (Atlético de Madrid), Víctor Valdés (Barcelona).

DEFENSORES: Raúl Albiol, Sergio Ramos, Álvaro Arbeloa, todos do (Real Madrid), Joan Capdevila (Villarreal), Gerard Piqué, Carles Puyol (Barcelona), Carlos Marchena (Valencia), César Azpilicueta (Osasuna).

MEIO CAMPO: Xabi Alonso (Real Madrid), Francesc Fábregas (Arsenal), Sergio Busquets, Xavi Hernández, Andrés Iniesta (Barcelona), Marcos Senna (Villarreal), Javier Martínez (Athletic de Bilbao), David Silva (Valência).

ATACANTES: Daniel Güiza (Fenerbahçe), Juan Manuel Mata, David Villa (Valência), Álvaro Negredo, Jesús Navas (Sevilla), Fernando Torres (Liverpool), Santiago Cazorla (Villarreal), Pedro Rodríguez (Barcelona), Fernando Llorente (Athletic de Bilbao).

A Fúria espera reeditar na África sua ótima participação na última copa européia de seleções, aonde se sagrou campeã.

Itália tem 30 pré convocados para manter o título mundial


A treinador Marcello Lippi convocou trinta jogadores para tentar manter na Itália o título de campeão do mundo de futebol, os trinta escolhidos são;

GOLEIROS: Buffon (Juventus), De Sanctis (Napoli), Sirigu (Palermo)e Marchetti (Cagliari).

DEFENSORES: Bocchetti (Genoa), Cannavaro (Juventus), Cassani (Palermo), Chiellini (Juventus), Criscito (Genoa), Grosso (Juventus), Zambrotta (Milan),Bonucci (Bari)e Maggio (Napoli).

MEIO CAMPO: Camoranesi (Juventus), Candreva (Juventus),Marchisio (Juventus), Gattuso (Milan),Pirlo (Milan),Cossu (Cagliari), Montolivo (Fiorentina), Palombo (Sampdoria), Pepe (Udinese)e De Rossi (Roma).

ATACANTES: Borriello (Milan), Gilardino (Fiorentina), Iaquinta (Juventus), Pazzini (Sampdoria), Quagliarella (Napoli), Di Natale (Udinese) e Rossi (Villarreal-ESP)

Vale lembrar que assim como no Brasil, muitos dos preferidos da torcida itaiana ficaram de fora como Totti da Roma,Amauri e Cassano.

Portugal convoca 24 jogadores


O treinador Carlos Queiroz convocou vinte e quatro jogadores para a copa de 2010, são eles :

GOLEIROS: Eduardo (Braga), Daniel Fernandes (Iraklis), Beto (Porto).

DEFENSORES: Miguel (Valência), Paulo Ferreira (Chelsea), Ricardo Carvalho (Chelsea), Bruno Alves (Porto), Rolando (Porto), Ricardo Costa (Lille), Pepe (Real Madrid), Duda (Málaga), Fábio Coentrão (Benfica).

MEIO CAMPO: Pedro Mendes (Sporting), Zé Castro (La Coruña), Tiago (Atlético Madrid), Deco (Chelsea), Raul Meireles (Porto), Miguel Veleloso (Sporting),Hugo Almeida (Werder Bremen).

ATACANTES: Simão (Atlético Madrid), Danny (Zenit), Liedson (Sporting), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United).

Saiu pré lista na Inglaterra


O italiano Fabia Capello convocou trinta jogadores numa pré lista da seleção Inglesa para a copa de 2010, são eles:

GOLEIROS: Joe Hart, David James, Robert Green

DEFENSORES: Leighton Baines, Jamie Carragher, Ashley Cole, Michael Dawson, Rio Ferdinand, Glen Johnson, Ledley King, John Terry, Matthew Upson, Stephen Warnock.

MEIO CAMPO: Gareth Barry, Michael Carrick, Joe Cole, Steven Gerrard, Tom Huddlestone, Adam Johnson, Frank Lampard, Aaron Lennon, James Milner, Scott Parker, Theo Walcott, Wright-Phillips.

ATACANTES: Darren Bent, Peter Crouch, Jermain Defoe, Emile Heskey, Wayne Rooney.

domingo, 9 de maio de 2010

Tá valendo !



Agora sim, dia oito de maio começou o futebol brasileiro pra valer. Como disse antes neste Blog, muito ,ou melhor , a maioria dos grandes clubes nacionais estão usando os regionais como uma espécie de pré temporada para o nacional e libertadores. Isso não só em campo,mas também com relação aos investimentos e começo a ver uma certa atitude semelhante inclusive com as torcidas, que vão aos estádios em número muito maior nos campeonatos nacionais e internacionais, do que nos cada vez mais desprestigiados estaduais.

A abertura do nacional 2010 na série A foi em grande estilo para alguns clubes como o Avaí que já iniciou a competição vencendo o Grêmio Prudente (ex-Barueri) por 6 x 1, assim foi também com o Cruzeiro que em um clássico contra o Internacional em Porto Alegre venceu por 2 x 1.

Começar uma conpetição tão difícil já com três pontos pode não paracer, mas é fundamental em alguns casos, como o do Ceará que venceu o Fluminense por 1 x 0 em Fortaleza, assim também com o Guaraní que seguindo o exemplo do Ceará, vindo da segunda divisão começou com vitória frente ao Goiás pelo mesmo placar do Vozão, 1 x 0.

Outros clássicos nacionais marcaram a rodada; Atlético-MG 2 x 1 Vasco, Flamengo 1 x 1 São Paulo, Botafogo 3 x 3 Santos. Nos outros jogos da rodada, o Corínthians ainda se recuperando da eliminação na Libertadores, venceu em casa o Atlétio-PR por 2 x 1 em jogo com arbitragem polêmica e muito contestada pelos paranaenses, em Gioania, o Atlético-GO ficou no 0 x 0 contra o Grêmio e no Palestra Itália, o Palmeiras ainda em meio a uma enorme turbulência venceu o Vitória por 1 x 0.

Porém, não foi somente a séria A que teve bola rolando, na última sexta-feira dia 7 de maio a série B também começou com os seguintes jogos, Portuguesa 4 x 1 Vila Nova, América-MG 0 x 0 Bragantino, ASA 1 x 1 Ponte Preta, Bahia 1 x 0 América-RN, São Caetano 0 x 1 Figueirense, Brasiliense 2 x 1 Sport, Icasa 1 x 2 Santo André, Paraná 3 x 0 Ipatinga, Náutico 3 x 1 Coritiba, Guaratinguetá 3 x 1 Duque de Caxias.

Em uma divisão tão concorrida como a série B, times como a Portuguesa, o Náutico e o Figueirense parecem sair na frente na luta pela primeira divisão. Mas assim como na primeira divisão, a verdade é que depois da Copa do Mundo e da abertura da janela de transferências com o futebol internacional, tudo isso pode mudar radicalmente e os mais desacreditados passam a disputar as melhores posições das tabelas. Ou seja, até haver um calendário unificado no mundo, nosso futebol, fonte eterna de matéria prima ao futebol europeu e mundial irá sofrer muito como já vém ocorrendo há anos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

A coisa tá ficando realmente feia pro lado brasileiro


Parece jornal de ontem, assunto já citado aqui no Blog, mas infelizmente o assunto voltou à tona nesta semana após a enorme e gritante critica do secretário geral da FIFA, o senhor Jerome Valcke à organização, ou melhor , desorganização do Brasil para a Copa de 2014.

Em entrevista durante a entrega de ingressos aos operários que trabalharam nas contruções dos estádios sul africanos para a Copa de 2010, Jerome Valcke criticou abertamente o enorme atraso do Brasil para a construção, reforma e criação de um mínimo de estrutura para a Copa de 2014. Nenhuma obra teve um real início no país, obras não só nos doze estádios necessários,mas também nos doze aeroportos das cidades sedes, além de hotéis, estrutura de segurança e etc...

Para envergonhar ainda mais os brasileiros, o secretário mostrou conhecer bem o país quando comentou estar preocupados com as eleições de outubro e com o carnaval, pois segundo ele, este será um motivo para que as obras parem enquanto o país fica em festa por uma semana.

Será que a FIFA não tinha esse maior conhecimento sobre o Brasil antes de nos oferecer uma Copa do Mundo ? Será que já existe algum tipo de arrependimento por parte do comando mundial do futebol ? Afinal serão oito anos de muitas preocupações e trabalhos corridos, pois na África do Sul as coisas não foram fáceis para os dirigentes, inclusive no que se refere à venda de ingressos, que caros para os padrões africanos acabaram sobrando em abundancia, sendo até mesmo oferecido gratuitamente aos operários dos estádios, algo nunca antes observado em tanta quantidade, cinquenta e quatro mil. E não acreditem que isso foi uma gerenosidade, pois informativos sobre sobra de ingressos não param de sair na imprensa internacional e nada mais vexatório do que estádios vazios em uma Copá do Mundo.

Será que um país de terceiro mundo, coberto, sufocado pela corrupção e atrasadíssimo em estrutura básica, assim como em praças esportivas estaria preparado para tamanho investimento e transformação ?

É, o que pode ser uma transformação da imagem do país e consolidação em um mundo emergente, poderá também se transformar em um dos maiores fiascos do esporte e da política nacional. Acorda Brasil !

domingo, 2 de maio de 2010

Um domingo de Campeões


Em um Mineirão lotado o Galo garantiu seu 40° título mineiro ao vencer o Ipatinga por 2 x 0 com gols de Diego Tardelli e Marques, o eterno ídolo do Galo.

Na próxima quarta-feira o Galo vai à Santos enfrentar uma pedreira, o peixe na Vila. Com a vantagem dos 3 x 2 garantida no primeiro jogo em BH, o Atlético-MG joga por um empate para ir às semifinais da Copa do Brasil.

Já em Santa Catarina o campeão foi o bom e cada vez mais forte Avaí, que ao conquistar o segundo turno, credenciou-se a enfrentar o Joiville vencedor do primeiro. Hoje no estádio da Resacada venceu por 2 x 0 conquistando assim o bi-campeonato catarinense.

Em Porto Alegre o lado azul está em festa, mesmo perdendo no Olímpico por 1 x 0, gol de Juliano, o Grêmio conquistou o título gaúcho por ter ganho semana passada em pleno Beira Rio por 2 x 0. Com o título do rival, o treinador Jorge Fossati que escalou cinco reservas para o jogo de hoje buscando preservar o time colorado para a partida da volta contra o Banfild pela Libertadores, poderá ter dado "um tiro no própio pé", pois como sabemos, a derrota em um grenal, a perda de um título para o maior rival e se houver uma eliminação na Libertadores poderá ser mesmo fatal ao uruguaio.

Enquanto isso pelo nordeste o domingo foi tricolor no Ceará após vitória do Fortaleza por 3 x 1 nos pênaltis frente ao Ceará que havia vencido a partida nos noventa minutos por 2 x 1 e tendo perdido semana passada para o Leão por 1 x 0.

Porém em Salvador a festa foi rubro negra, mesmo perdendo por 2 x 1 para o maior rival Bahia, o Vitória sagrou-se tetra camepão baiano por ter ganho semana passada por 1 x 0 e possuir melhor campanha na primeira fase. Diante de mais de vinte e duas mil pessoas no Barradão, o Vitória comemorou muito seu título, porém as atenções já estão voltadas para o Vasco da Gama, time no qual o rubro negro baiano enfrentará às 19:30 da próxima quarta-feira em São januário em jogo válido pela Copa do Brasil. O VItória leva uma boa vantagem ao Rio após ter ganho o primeiro jogo em casa por 2 x 0.

Para finalizar um domingo de títulos estaduais por quase todo o país, o Atlético-GO venceu novamente o Santa Helena, dessa vez por 3 x 1 e conquistou seu décimo primeiro título estadual. Assim como o Santos, Atlético-MG e o Vitória, o Atlético-GO também será um campeão com pouco tempo para festas, já que na próxima semana enfrentará o Palmeiras no Serra Dourada buscando uma vitória para se classificar às semifinais da Copa do Brasil, já quem em São Paulo perdeu para o Verdão pelo placar mínimo.

Diante de uma má atuação e muitas lambanças do trio de arbitragem, o favorito saiu campeão



O Santos mesmo perdendo por 3 x 2 para o Santo André sagrou-se campeão paulista 2010 depois de um jogo muito disputado, muito brigado e com fraca arbitagem.

Diante de mais de trinta e cinvo mil pessoas o time do Santo André mais uma vez jogou muito bem no Pacaembu e pressionou o Santos ao jogar de igual para igual.

Em um jogo com dez cartões amarelos e quatro vermelhos o senhor Salvio Spinola Fagundes Filho parece ter feito de tudo para estragar o jogo e complicar o Santo André fato que acabou conseguindo após um gol muito mal anulado pela auxiliar Maria Eliza Correia Barbosa ainda no primeiro tempo.

Já no segundo tempo após os quarenta minutos o árbitro passou a não marcar mais faltas à favor do Ramalhão que com dois jogadores à mais pressionou muito, mandando uma bola na trave aos quarenta e dois minutos da etapa final e alí viu o seu inédito campeonato paulista ir por água à baixo.

Enquanto pelo lado alvinegro do jogo, os jogadores Léo, Roberto Brum e Marquinhos foram as notas negativas. Com todos os três expulsos corretamente após lances de absurdas atitudes o Santos ficou em situação muito complicada em jogo tão importante.

Mas em um time campeão justamente como foi o Santos depois de massacrar na primeira fase destaques positivos sobraram na Vila. Neymar e principalmente Paulo Henrique Ganso foram os craques de um Santos novo, diferente, mas que mesmo campeão apresentou falhas e fragilidades principalmente no setor defensivo após levarem oito gols nos últimos três jogos.

Um time como o Santos que possui grandes talentos do meio para frente, deve se preocupar com uma defesa mais compacta e melhor, para não perder a chance de em 2010 fazer ótimos campeonatos em um ano marcante para sua torcida. Em um setor tão importante quanto os outros, a defesa santista apresentou somente o volante Arouca como grande e bom nome do setor.

Já na próxima quarta-feira o peixe voltará à Vila Belmiro para em outra difícil tarefa enfrentar o Atlético-MG campeão mineiro 2010 após vitória por 2 x 0 sobre o Ipatinga. Vale lembrar que o Santos precisará da vitória, pois no primeiro jogo em Belo Horizonte perdeu por 3 x 2 para o Galo. Fato é que em uma Vila lotada e em clima de festa pelo paulista 2010, o Galo irá com tudo para colocar água no chopp santista.

sábado, 1 de maio de 2010

Série B, um verdadeiro castigo


O impasse que surgiu no início desta última semana sobre as cotas de televisão entre a Rede Globo e os clubes participantes da série B nos mostra o quanto e trágico para um time de série A cair de divisão.

Em reunião realizada na última segunda-feira na sede da CBF, a proposta de R$ 35 milhões oferecida pela rede Globo não agradou em nada oito clubes desta divisão, são eles : Náutico, Sport, Coritiba, Santo André, América-MG, Icasa-CE, ASA-AL e Guaratinguetá. Isso porque o montante oferecido aos clubes depois de pagas todas as despesas da competição foi de R$ 800 mil. Valor este muito inferior ao da série A.

Com pacotes de pay-per-view já vendidos pela Rede Globo para esta competição, o problema acaba tomando uma maior proporção. Para piorar, os clubes envolvidos na discórdia, recorreram ao Clube dos 13 para tentar uma nova negociação.

A verdade é que em um futebol monopolizado pela TV que comanda horários dos jogos, dias e cotas de transmissão, a CBF que a cada ano bate records de lucros com patrocínios e outras fontes como jogos da seleção brasileira, mais uma vez vira as costas aos menores clubes do futebol brasileiro. Vale lembrar que em 2009 a entidade máxima do futebol canarinho bateu novo record com R$ 72 milhões de lucro, já os seus federados... ê Brasil, sil, sil !!!